1. Blogs
  2. Ajuspi
  3. AJUSPI promove workshop sobre o INSS Digital
Publicidade

AJUSPI promove workshop sobre o INSS Digital

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implantando em todas as suas agências um novo modelo de atendimento, também conhecido como INSS Digital, a fim de modernizar os serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. Em todo o país, mais de mil agências já passaram a adotar o fluxo de tramitação eletrônica dos processos. Nessas unidades, o segurado leva os documentos para serem escaneados no dia do atendimento agendado, e recebe o número do protocolo de requerimento para acompanhar pela internet o andamento do pedido. 

Aqui no Piauí, o sistema já está em funcionamento em mais de 80% das agências. O trabalho começou a ser feito em março deste ano e só será finalizado quando as 32 agências do INSS no Estado estiverem com o sistema implantado. 

A implantação desse novo modelo traz a possibilidade da concessão automática de benefícios, isto é, sem precisar ir a uma agência para levar documentos e formalizar o pedido. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão à distância do benefício. E o segurado somente deverá ir a uma agência se for chamado pelo Instituto.

Para apresentar a novidade, a Associação Jurídica e Social do Piauí fará um curso na próxima quinta-feira, 23 de agosto, das 14h às 18h. "Todo advogado previdenciarista precisa conhecer bem esse novo sistema para ter acesso aos processos. Foi pensando nessa necessidade que viabilizamos o curso", acrescenta o presidente da AJUSPI, Enzo Dias Andrade.

O curso será ministrado pelo coordenador do INSS digital no Piauí, William Machado, das 14h às 18h, no Espaço Êpa, em Teresina. Associados da AJUSPI tem acesso gratuito ao workshop que conta com a parceria dos escritórios Aguiar & Sampaio Advocacia, Dias Andrade Sociedade de Advogados, Edson Pereira Sá Sociedade de Advogados, Moura & Fonseca Advogados Associados,Passos & Cavalcanti Advocacia e Silvia Sampaio Sociedade de Advogados. 

TCE-PI e Ajuspi assinam termo de cooperação para parceria em cursos Mediadores falam dos bons resultados através da conversa

Mais lidas desse blog