1. Blogs
  2. Ajuspi
  3. Advogados aprendem mais sobre o INSS Digital
Publicidade

Advogados aprendem mais sobre o INSS Digital

Advogados participaram de um workshop sobre o INSS Digital promovido pela Associação Jurídica e Social do Piauí - AJUSPI - na última quinta-feira, dia 23, na zona leste de Teresina. Desde o início do ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implantando em todas as suas agências  esse novo modelo de atendimento, que veio para modernizar os serviços e melhorar o atendimento aos cidadãos. 

 Workshop INSS Digital, promovido pela AJUSPI

Em todo o país, mais de mil agências já passaram a adotar o fluxo de tramitação eletrônica dos processos e aqui no Piauí esse trabalho já está em andamento há três meses. Nessas unidades, o segurado pode acompanhar pela internet o andamento do pedido. 

Aqui no Estado, o sistema já está em funcionamento em mais de 80% das agências e 200 processos já foram solucionados nessa nova plataforma. O curso foi ministrado pelo coordenador do INSS digital no Piauí, William Machado. “O advogado deve entender bem o sistema pra agilizar seu trabalho e, consequentemente, resolver mais rápido o problema do seu cliente, que é o nosso segurado”, comentou o servidor do INSS durante as quatro horas de curso. 

A implantação desse novo modelo traz a possibilidade da concessão automática de benefícios, isto é, sem precisar ir a uma agência para levar documentos e formalizar o pedido. Para a advogada Ana Paula Almeida, que tenta dar entrada no processo de aposentadoria da sua mãe, conhecer mais sobre essa ferramenta foi uma excelente oportunidade. “Agora fica mais fácil pra continuar ajudando minha mãe e também pra não errar com documentos e saber do que eles precisam”, comentou a advogada. 

O Coordenador do INSS Digital no Piauí, William Machado e o presidente da AJUSPI, Enzo Dias

O presidente da Associação também falou da importância desse workshop. “Todo advogado previdenciarista precisa conhecer bem esse novo sistema e essa foi uma oportunidade muito proveitosa para nossa categoria", acrescenta Enzo Dias Andrade. O workshop foi gratuito para os associados da AJUSPI. “Aprendi muita coisa nova, inclusive como dar andamento em alguns processos e isso vai  ajudar no meu trabalho”, acrescentou a advogada Taísa Lucena, uma das participantes. Para a advogada Tatiana Medeiros, “essa oportunidade que a AJUSPI está nos dando é ótima porque o que aprendemos aqui vai servir pro nosso trabalho e pra mim, principalmente, que estou iniciando minha carreira”, elogia a advogada recém-formada. 

O workshop INSS Digital contou com a parceria dos escritórios Aguiar & Sampaio Advocacia, Dias Andrade Sociedade de Advogados, Edson Pereira Sá Sociedade de Advogados, Moura & Fonseca Advogados Associados,Passos & Cavalcanti Advocacia e Silvia Sampaio Sociedade de Advogados.

TCE-PI e Ajuspi assinam termo de cooperação para parceria em cursos AJUSPI promove workshop sobre o INSS Digital

Mais lidas desse blog