A Polícia e a Cepisa

A Polícia e a Cepisa

A respeito da série de notas veiculadas na coluna sobre policiais estarem a serviço da Cepisa na hora do corte do fornecimento de energia elétrica, a Polícia Civil do Piauí presta os seguintes esclarecimentos: “A Polícia Civil pauta suas ações na estrita legalidade. No que se refere às ações policiais envolvendo o crime de furto de energia elétrica, esta Polícia Civil, quando representada pela empresa, após constatar o crime, faz a prisão em flagrante do autor conforme manda a Lei. Quando o caso concreto não é passível de prisão em flagrante, o inquérito policial é aberto, conforme determina a legislação vigente. Há convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a empresa Eletrobrás, com parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado, atendendo todos os princípios constitucionais do Direito Administrativo pátrio, cuja finalidade é estabelecer unidade especializada na apuração dos crimes de furto de energia, cuja técnica requer investigadores especializados. A Polícia Civil não atua no corte de energia elétrica. Os policiais civis não dão amparo a nenhuma das medidas administrativas promovidas por qualquer empresa. Os investigadores atuam somente nas investigações dos crimes de furto, cuja apuração independe se a vítima é empresa pública ou privada. Todas as ações policiais civis são foco da atuação da Corregedoria Geral de Polícia Civil e cada membro da polícia responde pelos atos que comete perante aquele órgão. A Delegacia Geral de Polícia Civil rechaça o uso da expressão “milícia”, quando se insinua que os policiais civis, agindo no estrito cumprimento do dever legal, desempenham as atribuições da polícia judiciária, cumprindo o mister constitucional que lhes é atribuído”.

Dr. Pessoa segue sendo disputado pelos partidos para ser candidato à prefeitura de Teresina (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

TCO ou inquérito?

Fonte do Ministério Público informa que é preciso aguardar a Polícia juntar o laudo pericial sobre a lesão tanto no músico da banda de Leo Cachorrão quanto da lesão sofrida pelo policial militar, atribuída a ato de violência do deputado Fábio Macêdo e mandar para o Juizado Especial.
Para que o promotor da área avalie se o caso do deputado – juntando agressão física, desacato de autoridade, ameaça de morte e resistência à prisão - será transformado em inquérito.
E aí, muda tudo, sai da esfera do juizado para a justiça criminal.

Danilo e Enildo

A Polícia está de olho nesses dois cafetões e um terceiro, que seria da mídia, que agenciam prostitutas para parlamentares, empresários e outros políticos, principalmente vindos do Maranhão.
Esses agenciadores tem, como eles próprios chamam, ‘cast de belas garotas’, a maioria de famílias conhecidas de Teresina, e ditas ricas, que fazem pontos nas casas noturnas da capital piauiense.

Ostentação

Para identificar cada garota, basta conhecer o cafetão, porque eles andam em bando.
E sempre em rodas de bebidas onde estão os figurões.

Lá vem!

Quando se trata de deputados do Maranhão, eles praticamente fecham os espaços, transformando as noitadas em festas privês. Sempre acompanhados de leões de chácara. Os cafetões se encarregam de negociar os preços das garotas de programa. 
Não está longe de ser deflagrada a operação ‘caça cafetão’.

Troca de farpas

Na TV Cidade Verde, Fábio Servio disse que Georgiano Neto por ter ‘herdado o mandato do pai’, não representa a mudança que o povo espera, como candidato a prefeito de Teresina. 
Em sua resposta, Georgiano respondeu: “nem conheço esse Fábio Sérgio”. 

Homenagem 1

Uma lei estadual sancionada na semana passada por Regina Sousa, interinamente no exercício do cargo de governadora, denomina de Alberto Silva o “complexo rodoviário PI-116/PI-210, que liga Parnaíba à cidade de Ilha Grande e à praia de Pedra do Sal.

Homenagem 2

As duas rodovias são, porém, um exemplo de inépcia do governo. Há anos jaz uma obra de alargamento das pistas. É um outdoor de pouco caso com uma região importante do Estado, de modo que não é nada bom se homenagear uma pessoa dando a ela o nome de uma estrada que só provoca transtornos.

Transporte

Toda mãe carente, seu bebê e acompanhante têm agora direito a transporte gratuito no pós-parto. O decreto que criou o benefício foi assinado semana passada por Regina Sousa, que respondia pelo expediente de governadora do estado na ausência do titular.
Agora, a pergunta: como o motorista vai entendê-la como carente?

Urgência

O governo enfim cedeu à pressão dos deputados por cargos e pediu regime de urgência na votação do projeto de reforma administrativa.
A pressão em cima de Merlong Solano, principalmente, era tanta que o MDB chegou a se reunir na noite de segunda-feira para achar uma saída e procuraram a mais óbvia, claro, começar a pressão no governo. 
Por cargos. Cargos.

Oposição comemora

A deputada Teresa Brito (PV), comemorou a retirada da vinculação da Coordenadoria de Política para Mulheres e Juventude e Cedrogas à Secretaria de Assistência Social (Sasc) do projeto de reforma.
Devagar e sem muita zoada, a deputada vem conseguindo feitos quase sozinha na oposição.

Convencendo o Pessoa

Muita gente no MDB rechaçou o nome do senador Marcelo Castro como candidato à prefeitura de Teresina no próximo ano. Prefere filiar Doutor Pessoa para disputar o cargo. 
Themístocles Filho é quem abre caminho para o ex-deputado e espera convencê-lo até o próximo sábado, na convenção do partido.

Acabou a briga

Foi encerrada a disputa entre a vereadora de Teresina, Cida Santiago e o suplente de deputado estadual, Tiago Vasconcelos, pelo comando do PSD em Teresina.
A direção ficará com Tiago Vasconcelos, que também se comprometeu a não disputar mandato de vereador na capital. 
Na certa, algo lhe foi prometido.

Partido doce

O PSL é hoje o que se pode chamar de partido doce, todos querem. Após os recentes rumores de vários nomes quererem o lugar de Fábio Servio, para si, surge um novo personagem na história. 
Corre nos bastidores a informação de que o deputado estadual Marden Meneses já fala em sair do PSDB e anda consultando a possibilidade de comandar o partido de Bolsonaro no Piauí.

Registre-se

O prefeito Lindenberg, de Ribeiro Gonçalves, terminou se filiando anteontem, ao PSD, fora da filiação coletiva que ocorreu pela manhã, com a presença de Gilberto Kassab.
Foi na parte da tarde. 

Ping-Pong

A virada do Jeep

Deputado estadual, década de 60, pela Arena, Djalma Velloso sofre acidente no Jeep que o trazia de Valença para Teresina. A notícia espalhou-se. Um deputado aproximou-se de Nelson Moura Fé, o primeiro suplente.

O deputado: "Você soube, o Djalma sofreu um acidente grave, de Valença para cá...."
Nelson: "O que foi?"
O deputado: "virou o Jeep em que ele viajava...."
Nelson: "Morreu?"
O deputado: "Não..."
Nelson: "Eu não acredito mais em virada de Jeep".

Publicado originalmente 06 de maio de 2014. 

Expressas

A Casa da Cultura de Teresina está com inscrições abertas para cursos dos mais variados seguimentos, como dança, cinema e artes visuais.

O Piauí está implantando seu sistema próprio de gestão integrada de risco. A política reúne os campos das instituições de segurança pública, assistência social, justiça e tecnologia.

Será apresentado hoje em Campo Maior, o tradicional espetáculo da Batalha do Jenipapo. A apresentação será no Monumento Heróis do Jenipapo, a partir das 17h30.

Comente

Pequisar