Jogo de cena

Jogo de cena

Começaram a circular rumores de que os procuradores federais, como forma de burlar as recentes derrotas no STF, não iriam mais denunciar os acusados por caixa 2, e procurar desviar a competência da justiça eleitoral, denunciando-os somente por corrupção. Com isso, se o investigado entender mais favorável o encaminhamento para a justiça eleitoral, teria que produzir provas contra si mesmo, invertendo a lógica do sistema inquisitorial vigente no país. Se verdadeiros esses alardes, a ideia é estapafúrdia, até por que, por previsão constitucional, o Ministério Público é uno e indivisível, o que significa dizer que é o mesmo em qualquer instância ou circunstância, não sendo lúcido e lógico imaginar que somente a Procuradoria da República de Curitiba, já batizada jocosamente de ‘República de Curitiba’ esteja atenta e correta para punir as malfeitorias Brasil afora. Ao contrário, muitos outros procuradores e promotores estão agindo corretamente, de forma indiscutível e exemplar. Ademais, pode ser dada a certeza da tentativa de manipulação de fatos ilícitos (caso de prevaricação) ou indevidos (que seria a missão de fiscais da lei), praticados pelos próprios Procuradores, somente para produzir a grande caixa de pandora em que se transformou a Lava Jato. Ora, ora, o julgador, ao receber a denúncia, não é obrigado a admiti-la na forma original, mas pode devolvê-la para novas investigações e recusá-la, ou alargar a acusação e abrigar um número maior de crimes, desde que descritos no inquérito policial ou na própria investigação. Seguir esse caminho tortuoso não deixa de ser uma forma seletiva de procurar primeiro o criminoso, e depois encontrar o crime em que possa vir a enquadrá-lo. Isto sim é uma forma reprovável de agir. Os procuradores não estão incólumes a críticas e, seguindo a linha na qual estão enveredando, de acharem que um juiz não pode pensar e decidir de modo diverso, tudo que fizerem passa a ser um perigoso jogo de cena.

Desembargador Brandão de Carvalho festeja os 17 anos da Academia de Letras da Magistratura

Enfim, Justiça!

O juiz federal Agliberto Gomes Machado inocentou o professor de jornalismo Ionio Silva de suposto ato de improbidade administrativa na Universidade Federal do Piauí. Após 25 anos de magistério superior, sem qualquer senão na sua trajetória profissional, Ionio foi abruptamente afastado de suas atividades acadêmicas na UFPI, anos atrás, por conta de um Processo Administrativo Disciplinar.
Processo gerado, é bom que se diga, por conta da disputa de poder entre ex-dirigentes da universidade.

Pagou o pato

De família humilde, aluno de escola pública, Ionio Silva conseguiu se formar em jornalismo, fez Mestrado e, poucos meses do seu retorno do Doutorado, foi demitido. Interessante que o processo ficou um bom tempo parado e, de repente, uma comissão de Brasília chega a Teresina para encerrar o PAD. O reitor à época, que era o ordenador de despesas foi poupado. 
O professor pagou o pato.

Grupo de extermínio

A morte do dono de um bar, em bairro de Piripiri, domingo, pode reascender suspeitas de que na cidade atua um grupo de extermínio. 
O blogueiro Willekens Van Dorth chegou a batizar Piripiri de ‘Cidade dos Ossos’, ao enumerar pelo menos 20 corpos encontrados de dois anos para cá, sem que seus autores tenham sido identificados.

Força tarefa

Esse caso do dono do bar, ocorrido domingo e as demais mortes, precisam ser investigadas. Não pela Polícia de Piripiri, mas por uma força tarefa, de fora, de preferência com a participação de representante do Ministério Público. 
Há outros casos, principalmente em função de denúncias, que precisam ser apurados.

Omissão oficial

A Uespi precisa da ação governamental. O governo não repassa recursos para as ações mais simples, como a de tirar goteiras dos prédios da universidade. 
Tanto que dá para perceber que a comunidade acadêmica não enxerga a reitoria como responsável pelos problemas existentes. 
Cobra diretamente do governo.

Uespi

Diz-se que é injusta a paralisação das atividades dos professores da Uespi, levando-se em conta que eles ganham melhor do que os da Federal e, ainda por cima, trabalham menos. 
Enquanto na Federal o professor 40 horas/aula e ministra 20 horas (porque o restante das horas se dedicam a outras atividades acadêmicas) os da Uespi, na mesma situação, somente ministram 12 horas/aula. 
O que sobrecarrega a folha de pagamento.

Como negociar?

O Sindicato dos professores da Uespi está exigindo um reajuste de 33 por cento.
Está provado que por aí não há a menor condição de discussão para um governo que admite não ter dinheiro sequer para a verba de custeio.

Sarau 

Hoje, o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho preside solenidade de comemoração dos 17 anos da Academia de Letras da Magistratura. 
Será Sarau Lítero Musical em que serão homenageadas algumas personalidades com o diploma do Mérito Corintho Andrade. Este jornalista se inclui entre os homenageados. 
Às 19h30, no Sesc Ilhotas, ao som da música de Octávio César e Pedrinho Araújo.

Álbum

Foi bater no álbum de um delegado de polícia todas as fotos em que cafetões citados aqui na coluna aparecem ao lado de muitas garotas nas redes sociais as quais eles negociam com os bacanas que descem do Maranhão para o Piauí. E, também com gente daqui.
Tem delas de Teresina e do Maranhão. Com nomes e de suas respectivas famílias. 

Rusgas 

Continuam estremecidas as relações entre o ex-governador Wilson Martins e o prefeito Firmino Filho. 
Apenas porque Firmino preferiu votar em Marcelo Castro para o Senado. Apenas.

Pista

Procurado pela Polícia Federal a partir da deflagração da operação Compensação, que em fevereiro fez busca e apreensão na casa de seu irmão, o senador Ciro, o engenheiro Raimundo Neto está morando no exterior.  
Aos que o procuram pelo celular ele diz estar estudando em Toronto, Canadá.

Bola fora 

O Conselho Federal da Ordem do advogados do Brasil aprovou Súmula que reconhece a violência contra a mulher como fator apto a demonstrar a ausência de idoneidade moral para a inscrição na OAB. Muito justo. 
Afinal, quem não sabe ser homem, não saberá o que é ser advogado.

Até tu? 

Entretanto, pelos dizeres da Súmula, fica difícil acreditar que uma instituição de advogados subverta o princípio da inocência e admita o pressuposto da culpa presumida, porque visa impedir que bacharéis em direito tenham assento no quadro de advogados mesmo sem condenação criminal relativa à violência contra mulher.
Ah! Mas cada caso será analisado pela respectiva Seccional.

Ping-Pong

O que vier

Marcos Damasceno foi cinco vezes coordenador da campanha de Wellington Dias, quatro para governador e uma para senador, e percorre a região de São Raimundo Nonato. Na eleição de 2002, Wellington Dias disputa com Hugo Napoleão. Marcos Damasceno vai à rádio local e um ouvinte participa do programa.

O ouvinte: “Damasceno, soube que o Hugo come caviar?!
Damasceno: “Meu irmão, sei do Wellington Dias, que come o que vier”.

Expressas 

100 professores substitutos estão sendo convocados para atuar na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Teresina. Eles foram aprovados no processo seletivo da Semec, realizado em 2017.

Segue até hoje em Teresina o Seminário “Gestão e Fiscalização de contratos”.

O objetivo do evento é capacitar e aperfeiçoar interessados, para atuação em licitação públicas, notadamente, sobre gestão e fiscalização em contratos administrativos. 

Comente

Pequisar