O Piauí no SPC

O Piauí no SPC

Quando foi candidato a governador do Piauí, em 2014, Wellington Dias valeu-se do fato de o seu adversário e antecessor, Zé Filho (MDB) governar um Estado inscrito no CAUC - Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias. O então candidato do PT dizia ao eleitor médio que era como o cidadão estar inscrito no SPC e com nome sujo, impedido de pegar crédito. Verdade. O governo de Zé Filho foi tratado a pão e água (mais água que pão) na época. Passados quatro anos e com o petista iniciando um quarto mandato, e agora Wellington Dias quem governa um Piauí inscrito no CAUC, o Serasa do governo federal. O Piauí foi inscrito no CAUC porque não conseguiu comprovar a aplicação mínima dos recursos em educação no exercício de 2018 (25% das receitas) e deixou de encaminhar o relatório-resumo da execução orçamentária relativo ao 6º bimestre de 2018. É curioso que duas pendências contábeis como essas estejam a prejudicar o governo na obtenção de recursos de convênios (transferências voluntárias para o Estado) e de financiamentos, inclusive os contratos já firmados. Com a asfixia financeira em que o Piauí está metido graças às dificuldades fiscais criadas pelo próprio governo, estar inscrito no CAUC é uma espécie de véspera de pá de cal.

Magno Pires volta a administração estadual (Foto: Divulgação)

Suco do Abraão

Um dos mais famosos locais de venda de suco de fruta em Teresina, a lanchonete do Abraão, vai ganhar uma filial. 
Será no mercado do Mafuá, zona norte, ainda sem data para ser aberta, mas com sucesso garantido, sem dúvida.

Parados

A oposição a Wellington Dias (PT) se mexe para fazer um portfólio de obras paralisadas pelo governo. Como ainda não tem uma lista, eles arriscam um número, estimando a existência de pelo menos duas obras por município, o que contabilizaria umas 250 obras paradas assim, de cara.

Asfalto

Depois da temporada de chuvas, as mais fortes em muitos anos, a prefeitura de Parnaíba elabora uma licitação para o recapeamento de vias públicas na cidade. Não é pouca coisa. São dois lotes de obras a serem licitados no dia 3 de junho.

Toalha

Não é apenas sua loja na Frei Serafim (Hiper Bompreço) que a Wal-Mart está fechando. Semana passada, a gigante americana do varejo anunciou que parou com a operação de vendas on-line.

Alô, Firmino!

Vem cá, o que fazia a Guarda Municipal atrás de assaltante de banco junto com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal? 
Não seria o caso de pedir que guardas municipais deixassem de brincar de meganhas e fizessem o que lhes é devido: cuidar do patrimônio público municipal?

Dinheiro recuperado pela Polícia (Foto: Rebeca Lima / Portal AZ)

Foi, né?

A Polícia diz que recuperou 90 mil dos 229 mil levados pelos bandidos das agências de Campo Maior. E diz que o resto, mais de R$ 134 mil, ou queimou nas explosões ou a população de Campo Maior saqueou. 
Entendeu?

Ah, foi? 

Agora Fábio Abreu diz que não participou da caçada aos bandidos e que foi lá apenas para tirar fotos, aparecer bem no vídeo. 
Fica vermelha cara sem-vergonha. 

Fábio Abreu (Foto: Rebeca Lima / Portal AZ)

A verdade 

Fábio Abreu diz preferir acreditar nos PMs e não no bandido que denunciou ter sido roubado pelos PMs. Pode isso?
Aí tem muita coisa a ser explicada. 

Geraldo Magela (Foto: Jorge Bastos)

Prorrogação

O diretor geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Geraldo Magela Barros Aguiar, usou a tinta de sua caneta na semana passada para prorrogar a vigência de pelo menos 80 contratos da autarquia com empresas e fornecedores. Falta dinheiro, mas sobram prazos.

Aí tem!

Por que Magela não deixou que o novo diretor do Idepi fizesse isso? 

Muito mal

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, está sendo processado pelo Ministério Público, que pediu à Justiça que o prefeito dê explicações sobre o suspeito contrato para a realização de concurso público pelo Instituto Machado de Assis.

Magno, o retorno 

Magno Pires, pai do deputado estadual Henrique Pires (MDB) foi nomeado na semana passada como diretor administrativo-financeiro do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).
Catraca? Alguém falou em catraca?

Nova leva

A nomeação de Pires faz parte de uma nova leva de 140 nomeações feitas pelo governador, após a canetada que colocou quase mil ocupantes de cargos em comissão na estrutura administrativa do governo estadual.

Nova leva 2

Nessa nova canetada, foram nomeados 10 ocupantes de cargos em comissão no Idepi, 22 na Secretaria de Cultura, 15 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, 19 na Secretaria da Pessoa com Deficiência, 23 no Interpi, 24 na Controladoria Geral do Estado, um na Sesapi, sete na Secretaria de Transportes, nove na Coordenadoria do Idoso, sete na Coordenadoria de Mulheres, dois no Detran.

Os padrinhos 

Para saber quem os indicou basta apenas procurar conhecer quem são os donos de todos esses territórios governamentais. 

Ping-Pong
Silêncio vale ouro

O advogado Alessandro Magno conversa com seu filho de 13 anos. Quer saber de João Neto sobre coisas como ter uma namoradinha ou ficante.

Alessandro: João Neto, meu filho, fale alguma a coisa. Você é calado demais.
João Neto: pai é melhor ficar calado que ficar falando besteira.

Originalmente publicado em 20 de fevereiro de 2017.

Expressas

Nomeado para dirigir um hospital estadual, o médico e ex-secretário da Saúde, Telmo Mesquita, já deixou o posto.

Os balanços iniciais deste ano no gasto público estadual indicam que o governo ainda não saiu dos limites da lei fiscal.

A Fundação Municipal de Saúde alerta às pessoas para redobrar vigilância contra criadouros do mosquito da dengue.

Comente

Pequisar