A modernização do TJ

A modernização do TJ

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Sebastião Martins, amanheceu ontem dando a boa nova no Poder Judiciário que, seguramente, agrada aos advogados e aos que precisam dos serviços da Justiça: todos os processos de Execução Penal do Poder Judiciário do Piauí estão cem por cento digitalizados e tramitando agora de forma  virtual  pelo sistema eletrônico. Isso se deve ao desempenho da equipe de juízes e servidores do CNJ e da Vara de Execução Penal de Teresina. Tanto que os elogios do Conselho foram diretamente para o juiz Vidal de Freitas, extensivo a toda sua equipe. Assim como, poucos dias depois de ter assumido, Sebastião Martins desentranhou o emperrado processo do concurso de cartórios, que se arrasta por seis anos, já em vias de concluí-lo com a consequente nomeação dos aprovados, Martins avança na busca da modernização dos serviços do tribunal. São cerca de 5.200 processos de réus presos e mais de 3 mil processos de réus condenados que cumprem pena em regime de livramento condicional, penas alternativas e em regime aberto domiciliar. Não há mais nenhum processo físico de execução penal, o que, para o desembargador, representa “um marco histórico do Poder Judiciário do Piauí”. Acabamos totalmente com o uso de papel na Execução Penal no Estado do Piauí. Na área cível, as 8ª. 9ª. e 10ª Varas de Teresina e algumas comarcas do interior também já não existem processos físicos, pois, também, estão totalmente digitalizados. Otimista e confiante no que faz, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí diz que a meta é acabar com o uso do papel até o final de sua gestão. 

Desembargador Sebastião Martins e o fim dos processos físicos de execução penal no Poder Judiciário do Piauí (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Coiote

Advogados de pelo menos cinco escritórios de São Raimundo Nonato e região comeram tampado ontem, ao verem seus escritórios sendo alvos de mandados de busca e apreensão pela turma do Gaeco, do Ministério Público. 
Era a Operação Coiote deflagrada para prender os aplicadores de golpes contra aposentadores e instituições bancárias.

Uma brasa, mora!

Não falem em partilha de cargos no governo para o deputado federal Assis Carvalho. Ele fica incandescente.
Assis não pegou lá essas coisas para chamar de suas.

Critérios

Falam que Wellington aceitará indicações de apenas três nomes para os hospitais estaduais. E tais nomes serão avaliados por uma empresa contratada na Bahia. 
Mas espera aí, contrataram uma empresa de fora do Estado para avaliar capacidade de gestor aqui?
Hum, hum. 

Jeito de ser

Warton Lacerda inventou o jeito diferente de ser suplente. Está batendo em quem lhe deu o emprego. 
O rapaz, que está na vaga de um dos deputados convocados, está fazendo discurso como se oposição fosse.

Festival

O governo ainda está decidindo se vai fazer o festival da Uva, em São João do Piauí.
Sem uva.

Pé na estrada 

O deputado estadual Georgiano Neto já colocou seu bloco de candidato a prefeito de Teresina na rua. Anteontem ele se lançou, ontem, já estava dando entrevistas como pré-candidato e, como disse, disposto a enfrentar quem aparecer pela frente. 
Esse aí ‘como e bebe’ política.

Colônia

Amanhã, a colônia de São João do Piauí festejará os 20 anos da Associação dos Migrantes de São João do Piauí em Teresina.  O presidente da entidade, Djalma Lacerda faz o convite. 
No clube da AABB.

Água de qualidade

A Agespisa fará uso de um laboratório móvel para coletar e analisar amostras de água. A finalidade é garantir mais saúde à população e tornar mais célere o monitoramento da água consumida no estado. 
O presidente da Agespisa, Genival Sales, com esse investimento, está mantendo o compromisso de distribuir água de qualidade, dentro de potabilidades exigido pelo Ministério da Saúde.
Vendo, Charles do Murici?

Audiência

O deputado estadual Henrique Pires (MDB) preside audiência pública, segunda-feira, sobre a tragédia do Parque Rodoviário. 
Na pauta, as queixas de que as vítimas do arrombamento de uma lagoa estão sem assistência do poder público.

Birra do homem

Com essa demora de convocar o suplente para ocupar a vaga de deputado federal e Merlong Solano insistindo em ficar mais um pouco em Brasília, parece se confirmarem os rumores de que conhecido desembargador teria pedido que Wellington dê um molho no Paes Landim.
Entenderam?

Poderosa

No listão de Wellington aparece de tudo. Agora descobriram que uma ‘ajudante parlamentar sénior’ do gabinete do senador Ciro Nogueira no Senado é, ao mesmo tempo, assessora com DAS 4 na Secretaria de Governo do Piauí. 
Quem disser de qual togado ela é ex, vai ganhar uma galinha sertaneja.  

Afastamento

Vereadores de Nossa Senhora dos Remédios ensaiavam ontem pedir o impeachment do prefeito Manoel Lázaro.
Motivo: improbidade administrativa.

De volta

Fábio Novo já chegou do exterior e deve conversar de hoje para amanhã para decidir se aceita voltar para a Secretaria de Cultural. 

Ping-Pong
Pole position

Professor Apurian chega agoniado no café São Braz com mais uma delação premiada envolvendo o senador Ciro Nogueira. Zezinho Garçom o interpela.

Zezinho: “A delação agora é do homem da Gol, que disse que deu propina pro senador...”
Apurian: “Rapaz, em matéria dessas coisas aí, o senador não sai da pole position”.

Expressas

As provas do concurso público da Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí serão aplicadas neste domingo (19). Os salários variam de R$ 998 a R$ 6 mil.

Mais de 400 pessoas estão na fila de espera por transplante no Piauí. Um total de 373 aguardam transplante de córnea e outras 123 para serem transplantadas de rim.

O Centro Acadêmico de Física da Universidade Estadual do Piauí promove nessa segunda-feira (20), o “Dia da Física: 100 anos da Relatividade Geral”.

Comente

Pequisar