Confusão desnecessária

Confusão desnecessária

Esclareça-se, por dever de justiça: a redução, em dez anos, das penas de Iranilson Pereira dos Santos e Wallison Jonatas Dantas Rodrigues de Sousa, condenados por matar a tiros o ex-comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, major Mayron Moura Soares, não foi aplicada pela juíza da 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho. Na verdade, a magistrada foi a responsável por aplicar aos réus, em sentença condenatória, proferida em cinco de setembro de 2017, a pena de 33 anos e 4 meses, por latrocínio consumado e latrocínio tentado, em concurso material. O que se tem como notícia recente, é que a transferência do bandido foi realizada após decisão do juiz João Bitencourt Braga Neto, da 3ª Vara Criminal de Teresina, determinando que a DUAP removesse o preso para a Major César, um presidio em regime semiaberto. Nesse caso, parece que a Secretaria de Justiça não contribuiu e o que se especula é que pode ter sido um erro grosseiro, provocado por absoluta desatenção, tanto que na decisão do juiz consta pena de quatro anos por roubo qualificado. Isto é, trata-se de outro crime pelo qual Wallinson Jonathas foi condenado. Então, é preciso que se explique a falta de apontamento no prontuário desse preso da pena por latrocínio consumado e latrocínio tentado, inicialmente de 33 anos e quatro meses e, recentemente reduzido em dez anos, ou seja, para 23 anos que, ainda não o tornaria beneficiário da progressão de regime. Está, pois, estabelecida uma confusão, que precisa urgentemente ser esclarecida. Por enquanto, a única pena definitivamente aplicada, foi a perpétua, ao major Mayron Moura Soares. Que tribunal nenhum conseguirá fazer progressão. 

Ministro Tarcísio Gomes de Freitas, amanhã, em Teresina para anunciar obras (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Cada um paga o seu

Convidado para um almoço com empresários, amanhã, em Teresina, o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas respondeu que aceitava, mas sob condições.
Que ele e toda sua assessoria, que o acompanhará na viagem, paguem sua parte.

A agenda

Tarcísio Freitas vem a Teresina para autorizar o início das obras do viaduto da BR-343, próximo do mercado do peixe e, também, a ponte sobre o rio Parnaíba em Santa Filomena.

O cartaz

Por favor, rebolem, com força, sem piedade, um exemplar de qualquer livro de gramática no rumo da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Para que lá se aprenda e se escreva consciência com S.
Ontem, dia mundial do meio ambiente, a turma da SAF até que queria se fazer presente, com um cartaz onde aparece uma mão regando uma plantinha e com o dístico: “conciência, atitude”.
Estão errados ou a consciência do governo não tem S mesmo?

O ataque

Não se ouviu, até agora, um piado sequer, das tais entidades de defesa dos direitos humanos e tampouco em defesa especificamente das mulheres em relação à brutal agressão daquele animal contra a árbitra do jogo de futsal ocorrido na universidade do Delta, em Parnaíba.
O covardão está sumido, a polícia deve estar no seu encalço, e sumidos mesmo estão os dirigentes das entidades de defesa da mulher.

O juiz 

Em nota à coluna a assessoria do Tribunal de Justiça diz que no julgamento do Pleno, segunda-feira, o procedimento administrativo é para investigar supostos atos decisórios que teriam sido praticados por servidora da Comarca de São Pedro do Piauí, que assinava peças processuais sem o conhecimento do magistrado.
E por que afastar o juiz, se nesse caso ele seria vítima?

A promoção

Bom, se o Tribunal de Justiça diz que não há nada contra o juiz, embora o tenha afastado, o magistrado está sendo injustiçado. 
A coluna, então, defende até que ele seja promovido. 

Mão Santa

Mão santa estará dia 17 em audiência com Bolsonaro, em Brasília. Deve ser o primeiro prefeito que o presidente recebe. E vai aproveitar para marcar a visita de Bolsonaro no Piauí. 
Mão Santa vai mostrar que os tabuleiros litorâneos precisam ser concluídos. No governo Temer ele mandou dinheiro para a obra. Ele quer uma outra ponte para a Pedra do Sal, ligando Parnaíba a praia, a continuação da Avenida Chagas Rodrigues.

Recusa

O prefeito de Teresina, Firmino Filho afirma que ele próprio recusou o cargo de tesoureiro da executiva nacional do PSDB. O prefeito preferiu a direção do Instituto Teotônio Vilela.
O tucano explica que procurou uma função que lhe exigisse menos presença em Brasília.

Sem tempo

“Isso me exigiria muita presença em Brasília e no ITV poderemos exercer um trabalho de maior debate dos assuntos do Brasil”, explica.

Vá trabalhar

Firmino Filho reagiu ao discurso do deputado Georgiano Neto que foi à tribuna da Assembleia Legislativa dizer que está sendo atacado na internet por “milícias digitais”, que ele acredita estarem sendo patrocinadas pela prefeitura.
Segundo o prefeito, Georgiano tem que mostrar a que veio e parar de denegrir a imagem dos outros.

De fato

Georgiano precisa identificar e processar seus detratores nas redes sociais.

Reunião de negócios

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), já se reuniu com o governador Wellington Dias (PT), no Palácio de Karnak.
A audiência foi solicitada pelo próprio governador que pediu a cooperação do presidente do legislativo no trâmite na Assembleia Legislativa para a autorização de um novo empréstimo que o Estado deve contrair junto ao Banco Mundial.

Até que enfim

A Universidade Federal está finalizando edital para concurso público para preenchimento de 40 vagas na Assembleia Legislativa do Piauí.
O certame deve ser anunciado em breve por Themístocles Filho com os cargos a serem preenchidos e os respectivos salários.

Vamos fazer teatro

O clima esquentou na Assembleia Legislativa entre o deputado Gustavo Neiva, líder da oposição e o governista Francisco Limma, que acusou a oposição de querer fazer teatro ao propor audiência pública para discutir a situação da educação estadual.
“Dizer que a Uespi está sucateada, que as escolas públicas estão sem transportes é teatro, nós vamos continuar fazendo teatro,”, enfatizou o deputado.

Ping-Pong
“Ah se eu te pego!”

Na já conhecida mesa das conversas jogadas fora no almoço no Teresina Shopping o secretário de Comunicação de Timon, Murilo Noleto, reclama da qualidade das músicas de hoje, para um atento e sagaz observador, o jornalista Zózimo Tavares.

Murilo: “Caímos de “Apesar de você”, “Vai passar” e tantas outras para “Ah se eu te pego!”
Zózimo (consolando-o): “Não reclame! Hoje só ameaçam pegar. Naquele tempo, a ditadura pegava mesmo”.

Originalmente publicado em 3 de fevereiro de 2012.

Expressas

O Piauí já alcançou 85,19% da meta de vacinação da Campanha Nacional contra a Influenza. O objetivo é alcançar 90% de cada público-alvo.

O IFPI abrirá as inscrições do concurso público para professores efetivos na próxima segunda-feira (10). São 17 vagas distribuídas em sete campi da instituição.

A Prefeitura de Teresina lança amanhã o edital da primeira Parceria Público Privada (PPP) de Teresina, que será na área de iluminação pública.

Comente

Pequisar