Otimização necessária

Otimização necessária

O desembargador Sebastião Martins, em pouco mais de seis meses na presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, tem conseguido algumas inovações inimagináveis até há bem pouco tempo. Além da introdução do aprimoramento do processo digital eletrônico, o que facilita o acesso dos advogados e partes às informações da justiça, a nova gestão trouxe melhoria visíveis em todos os níveis, e instâncias. A intenção da presidência do Tribunal é estender o meio de acesso digital e movimentação eletrônica para todas as comarcas, transformando uma pauta aparentemente complexa e retrógrada em algo moderno e de extrema racionalização do serviço da justiça, especialmente pela demanda de menor tempo para que a prestação jurisdicional possa acontecer. Sobre o tema, o denominado plenário virtual, recentemente implantado em pouco mais de 60 dias já deu andamento e solução em mais de 700 processos, sendo números interessantes que estão a demonstrar a possibilidade de utilização desse meio como forma de tornar a justiça mais eficaz e mais célere. Por meio desta ferramenta, é possível julgar eletronicamente recursos e processos originários de segundo grau no âmbito da Justiça estadual piauiense. A medida colabora com a racionalização e a celeridade dos julgamentos sob responsabilidade do Pleno e das Câmaras Cíveis e Criminais. Muitos desembargadores se tornaram entusiastas da ferramenta, e os números são muito positivos. É de ser destacado que esse sistema traz uma melhoria significativa para o Judiciário e para a população, aumentando a própria credibilidade do poder judiciário. Então, para quem começou há pouco tempo, há de merecer os devidos elogios pelo resgate de uma prestação de serviços judiciais de forma muito mais organizada, ágil e otimizada.

Deputada Elizangela Moura com a petista Gleisi Hoffman, na Marcha das Margaridas, em Brasília (Foto: divulgação) 

Alegria do presidente 

No voo de volta a Brasília Jair Bolsonaro exultava de alegria. 
Pelas vaias que o povo dava no senador Ciro Nogueira, no evento em Parnaíba.

Reclamação 

O promotor Galeno Aristoteles Coelho de Sá, faz reclamação ao STF contra o presidente do TJ-PI, Sebastião Martins e outros desembargadores. 
Acusa-os de terem protegido Manoel Barbosa, o dono de cartório de Luís Correia, denunciado por falsificação de escrituras e outras patifarias.

Sem objeto 

A assessoria do tribunal explica que a denúncia foi protocolada dia 25 de junho e que dia primeiro de julho os desembargadores cumpriram com a decisão do STF. Por isso a reclamação perdeu o objeto.
Está, Galeno?

Grilarem 

Galeno volta a carga contra o desembargador Erivan Lopes, acusado de também ter protegido Barbosa e, de ter estado de conluio com o dono do cartório para registro de uma propriedade adquirida pelo magistrado no litoral. 

Comunista e corrupto 

É capaz de o resto do Brasil ter ligado a expressão “Co-co”, usada por Bolsonaro em Parnaíba, à recomendação feita dias antes para que o povo ‘obre’ dia sim, dia não como forma de preservar o meio mmbiente. 
A expressão “co-co”, que significa “comunista e corrupto” foi sugerida ao presidente pelo prefeito parnaibano Mão Santa. 

Corre, Ciro!

Em Brasília, parlamentares do Progressistas comentavam com este jornalista a falta de noção do senador Ciro Nogueira diante do discurso de Bolsonaro, em Parnaíba, de que vai combater políticos corruptos na frente do senador. 
Sendo investigado pela Lava Jato, réu em processo e indiciado em vários inquéritos, Ciro deveria andar longe de eventos públicos.
Acham seus correligionários. 

Sem Noção! 

Ciro Nogueira foi vaiado durante quase todo o evento por populares, em Parnaíba. E ouvia o refrão “Ciro ladrão, teu lugar é na prisão”.
Quem o viu, diz que o senador fingia que não era com ele. 

Ajuste fiscal

Matéria publicada anteontem (14) pela Agência Brasil e replicada pela Folha e outros veículos da imprensa nacional diz que apenas 10 estados da Federação podem contrair empréstimos com a garantia da União. Um deles é o Piauí.
A informação é da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Avanços

Segundo os dados do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais – 2019, divulgado pela STN, para ter acesso ao empréstimo, os estados precisam ter nota A ou B na capacidade de pagamento. A capacidade de pagamento leva em conta a situação fiscal dos estados - a relação entre receitas e despesas e a situação de caixa. 
O Piauí, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, melhorou de C para B na nota de capacidade de pagamento.

Importância

O secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, ficou exultante com a informação do STF. Segundo ele, nota B foi obtida graças às medidas de ajuste fiscal e transparência adotadas pelo Governo, para enfrentar a crise econômica do país. E é importante porque permite que o Estado contraia empréstimos com valores maiores com o aval da União. 

Água fria

A informação da Secretaria do Tesouro Nacional joga também um balde de água fria na oposição, que não perde uma oportunidade de acusar o governo de estar endividando excessivamente o Estado com empréstimos.

Gestão Pública

O 6º Fórum de Gestão Pública do Piauí (FOGESPI) terá como tema “Management Tools: melhores práticas para novos tempos na gestão pública” nos próximos dias 22 e 23 deste mês. 
Este ano, o fórum apresentará o Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA, que consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. O evento é realizado pelo Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI). Inscrições abertas. 

Republicanos 

O TSE acatou ontem a proposta de mudança do nome do PRB.
Que simplesmente, a partir de agora passa a se chamar tão somente Republicanos.

Marcha das Margaridas 1 

A deputada estadual do Piauí, Elisângela Moura (PCdoB), esteve em Brasília participando da 6ªMarcha das Margaridas, que mobilizou mais de cem mil mulheres agricultoras de todo o Brasil e outros 27 países da América Latina, que reivindicavam por democracia, justiça, direito das mulheres e fim da violência de gênero. 

Marcha das Margaridas 2

Primeira mulher agricultora a conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, Elizangela presidiu por anos a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG- PI). Em Brasília ela marchou representando o Estado com outras 1000 piauienses.
Elizangela se encontrou com deputados e senadoras, entre elas a presidente do PT Gleisi Hoffmann.

Corrente 

O prefeito Murilo Ribeiro, foi a Brasília tratar de recursos nos mistérios e almoçou na “quinta sem lei”, na casa de Heráclito Fortes.

Novo procurador

Especulações sobre quem vai ser o próximo procurador Geral da República, indicam que já aparece um quarto nome na disputa.
Com base em fonte acreditada, a coluna mantém a informação de que o presidente escolhe até sábado. 

Ausência confirmada

O presidente da Câmara Municipal de Teresina Jeová Alencar não deve estar presente na tradicional sessão no legislativo durante a programação do aniversário da cidade.
Jeová já tem viagem pessoal com a família agendada.

Vingança, é? 

A ausência de Jeová parece, mas não é vingança pelo faro de, no ano passado a prefeitura não ter incluído a Câmara na programação de aniversário de Teresina.

Descaso

Relatório de fiscalização realizado pelo TCE em 39 escolas de 11 municípios do Piauí aponta irregularidades que vão desde a ausência de bibliotecas e laboratórios de ciências e de informática, até falta de acesso a itens básicos como água filtrada e banheiros.
Chamou ainda atenção dos auditores o fato de 25,61% das escolas visitadas não disponibiliza água filtrada para as crianças. Um verdadeiro descalabro.

Falou asneiras

A vice-governadora Regina Sousa detonou o Presidente Jair Bolsonaro pelas declarações durante a solenidade na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. 
Segundo Regina, Bolsonaro não se comporta como o Presidente da República, mas sim, como um militante político. 
Olha só que coincidência: por tudo que produziu no Senado, também diziam que reina não estava à altura do mandato de senadora.

Ping-Pong 

O prefeito de Bom Jesus do Piauí, Marcus Elvas almoça na casa do ex-deputado Heráclito Fortes, na chamada “quinta sem lei”, onde comparecem políticos e autoridades de Brasília. Na conversa com o deputado federal Benito Gama (BA) Marcus diz como resolve as questões de voto na Câmara Municipal.

Marcus: “Eu aprovo fácil os projetos porque oito dos onze vereadores votam comigo...”
Bonito: “Se precisar, os três da oposição votam com o tesouro, não é”. 

Expressas 

Mais de 100 mil alunos podem não receber a certificação de conclusão de ensino no Piauí, segundo o Tribunal de Contas do Estado. 

A Corte fiscalizou 39 escolas de 11 municípios que estão em situação irregular perante o Conselho Estadual de Educação.

A Polícia Rodoviária Federal vai intensificar a fiscalização em todo o Piauí durante o feriado prolongado do Aniversário de Teresina.

Comente

Pequisar