1. Colunas
  2. Arimatéia Azevedo
  3. A bomba de Dirceu
Publicidade

A bomba de Dirceu

Nunca uma entrevista concedida no Piauí por um personagem da política nacional ganhou tanta repercussão como a que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu concedeu sexta-feira a este jornalista no programa Café com Informação (Band-PI e www.portalaz.com.br). Veículos como o O Globo, Estadão, Folha, emissoras de tevês regionais, blogs, colunas e perfis nas redes sociais do país inteiro destacaram pontos da primeira parte da entrevista que durou 30 minutos onde Dirceu faz sérias críticas à atuação do Poder Judiciário e a membros do Ministério Público. “O ministério Público virou uma polícia política”, denunciou o ex-ministro depois de dizer que a folha de pagamento dos procuradores da República é um escândalo. A entrevista virou pauta, portanto, de toda a grande imprensa, levando os perfis nas redes sociais, deles muito conhecidos, como o Vem Pra Rua (de dois milhões de seguidores) e o do general Mourão, vice-presidente na chapa de Bolsonaro, que antevê José Dirceu como potencial ministro do governo Haddad. Por fim, o general diz: “aguardamos ansiosos a repercussão da imprensa e dos membros do MP”. Dirceu veio a Teresina para lançar seu livro de memórias onde fala do tempo da ditadura até o ano de 2005. Ele chegou a dizer que deixou de relatar fatos relacionados aos governos Lula e Dilma para não dar pauta aos adversários nessa campanha eleitoral. Na segunda parte da entrevista, que vai ar no Café com Informação desse sábado (06.10), às 9h30 na Band-PI e www.portalaz.com.br, o ex-ministro se dedica a fatos tão polêmicos e explosivos relacionados à campanha eleitoral, quanto os elencados na primeira entrevista.

José Dirceu pautou a mídia e as redes sociais no Brasil inteiro com a entrevista ao Café com Informação (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

A voz geral

Impressionante como a entrevista de José Dirceu a este jornalista tem rendido boas pautas para a grande imprensa nacional.
A maioria dos jornalistas destaca os pontos aqui alinhavados, mas, ao mesmo tempo, critica o ex-ministro.

Josias

Para alguns como Josias de Souza “José Dirceu tornou-se um aliado tóxico de Haddad”, dizendo que, apesar do apoio que Dirceu vem dando ao presididencial o melhor para o candidato seria que ele não apareça tanto.

Tolos

Alguns tolos das redes sociais (aqueles de que Umberto Eco chegou a falar) acham que este jornalista cometeu um crime, dando ‘voz a um bandido’.
Tolos e ignorantes, pois.

Lá vem!

Por determinação da Justiça Eleitoral a polícia está investigando os voos que chegam e saem de um aeroporto dos arredores de Brasília, de preferência para o interior do Piauí.
Carregados de malotes. De dinheiro.

É! Mas não é!

Servidores denunciam que o ex-secretário de Administração Franzé Silva estaria usando o site da secretaria para promoção eleitoral.
O site está funcionando, com fotos de Franzé, mas relacionadas ainda ao tempo em que ele ocupava o posto.
Ou seja, está sem atualização desde 2016.

Lamentações

Dois portais destacaram lamentações atribuídas a Marcelo Castro sobre sua iminente derrota para o Senado.
No Capital Teresina, o candidato teria se queixado que o PT não abraçou sua candidatura e Ciro só negociou apenas o voto dele.

Pior é que...

Estão enganando Marcelo Castro: petistas prometem a ele cargo em ministério, caso Haddad vença a eleição.
Conversa fiada, já prometeram até secretaria também.

Golpe

Valter Soares Souza pede que se pergunte a Wellington Dias quando é que vai sair o pagamento aos bancos da parte retida dos funcionários dos empréstimos consignados.
Ele lembra que todos estão sendo cobrados pelos bancos.

Eleição polêmica

Pense no ‘moído’ por conta da aclamação do desembargador Sebastião Martins para presidente do TJ-PI.
O desembargador Ricardo Gentil criticou o presidente do tribunal Erivan Lopes, pela escolha,  através do critério de antiguidade porque antes de Martins outros, como Oliveira, Santana, Haroldo e ele próprio estavam na fila.

Farpas trocadas

Erivan não gostou e chegou a dizer claro e em bom som que  embora  Gentil tivesse vontade de presidir o tribunal não teria equilíbrio emocional para tanto.
Gentil retrucou: “você não me intimida”.

Reforço

O comandante-geral das tropas do exército no Piauí e Ceará, General Cunha Mattos disponibilizou um total de 1.500 homens para o Piauí durante o pleito eleitoral.
O presidente do TRE-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins ressaltou que os militares agirão sempre que acionado pelo juiz da zona eleitoral.

Quer aparecer

O candidato a deputado estadual pelo Podemos, Professor Soares, denunciou ao MPE que está sendo prejudicado por sua coligação.
Segundo ele, todo o tempo destinado aos candidatos proporcionais nas inserções do horário eleitoral está sendo dedicado a Teresa Britto (PV), candidata a deputada estadual na mesma coligação.
Ele também quer aparecer!

Ping-Pong

Discurso rápido

Conhecido por seus discursos rebuscados e prolongados no plenário do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Edvaldo Moura toma a palavra durante a eleição para aclamação de Sebastião Martins.
Edvaldo Moura: “Serei breve no discurso...”
O advogado ( falando para o outro): “Duvido!”
Edvaldo Moura: “Naquele tempo o profeta Isaías...”
O advogado (sussurrando): “Pode armar a rede”.

Expressas

Os contribuintes de Teresina agora podem acompanhar sua situação financeira junto ao fisco municipal pela internet.

O Portal do Contribuinte, disponível no endereço http://portal.teresina.pi.gov.br/portal-web, também permite o parcelamento dos débitos sem que o contribuinte se desloque até a Prefeitura.

A Ponte Estaiada, recebe uma iluminação especial com luzes na cor rosa durante todo o mês de outubro. A ação alerta a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama.

Jair se acostumando Obrigado, Bolsonaro!

Mais lidas desse blog