A bomba de Dirceu

COLUNA ARIMATÉIA AZEVEDO

Nunca uma entrevista concedida no Piauí por um personagem da política nacional ganhou tanta repercussão como a que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu concedeu sexta-feira a este jornalista no programa Café com Informação (Band-PI e www.portalaz.com.br). Veículos como o O Globo, Estadão, Folha, emissoras de tevês regionais, blogs, colunas e perfis nas redes sociais do país inteiro destacaram pontos da primeira parte da entrevista que durou 30 minutos onde Dirceu faz sérias críticas à atuação do Poder Judiciário e a membros do Ministério Público. “O ministério Público virou uma polícia política”, denunciou o ex-ministro depois de dizer que a folha de pagamento dos procuradores da República é um escândalo. A entrevista virou pauta, portanto, de toda a grande imprensa, levando os perfis nas redes sociais, deles muito conhecidos, como o Vem Pra Rua (de dois milhões de seguidores) e o do general Mourão, vice-presidente na chapa de Bolsonaro, que antevê José Dirceu como potencial ministro do governo Haddad. Por fim, o general diz: “aguardamos ansiosos a repercussão da imprensa e dos membros do MP”. Dirceu veio a Teresina para lançar seu livro de memórias onde fala do tempo da ditadura até o ano de 2005. Ele chegou a dizer que deixou de relatar fatos relacionados aos governos Lula e Dilma para não dar pauta aos adversários nessa campanha eleitoral. Na segunda parte da entrevista, que vai ar no Café com Informação desse sábado (06.10), às 9h30 na Band-PI e www.portalaz.com.br, o ex-ministro se dedica a fatos tão polêmicos e explosivos relacionados à campanha eleitoral, quanto os elencados na primeira entrevista.

José Dirceu pautou a mídia e as redes sociais no Brasil inteiro com a entrevista ao Café com Informação (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

A voz geral

Impressionante como a entrevista de José Dirceu a este jornalista tem rendido boas pautas para a grande imprensa nacional.
A maioria dos jornalistas destaca os pontos aqui alinhavados, mas, ao mesmo tempo, critica o ex-ministro.

Josias

Para alguns como Josias de Souza “José Dirceu tornou-se um aliado tóxico de Haddad”, dizendo que, apesar do apoio que Dirceu vem dando ao presididencial o melhor para o candidato seria que ele não apareça tanto.

Tolos

Alguns tolos das redes sociais (aqueles de que Umberto Eco chegou a falar) acham que este jornalista cometeu um crime, dando ‘voz a um bandido’.
Tolos e ignorantes, pois.

Lá vem!

Por determinação da Justiça Eleitoral a polícia está investigando os voos que chegam e saem de um aeroporto dos arredores de Brasília, de preferência para o interior do Piauí.
Carregados de malotes. De dinheiro.

É! Mas não é!

Servidores denunciam que o ex-secretário de Administração Franzé Silva estaria usando o site da secretaria para promoção eleitoral.
O site está funcionando, com fotos de Franzé, mas relacionadas ainda ao tempo em que ele ocupava o posto.
Ou seja, está sem atualização desde 2016.

Lamentações

Dois portais destacaram lamentações atribuídas a Marcelo Castro sobre sua iminente derrota para o Senado.
No Capital Teresina, o candidato teria se queixado que o PT não abraçou sua candidatura e Ciro só negociou apenas o voto dele.

Pior é que...

Estão enganando Marcelo Castro: petistas prometem a ele cargo em ministério, caso Haddad vença a eleição.
Conversa fiada, já prometeram até secretaria também.

Golpe

Valter Soares Souza pede que se pergunte a Wellington Dias quando é que vai sair o pagamento aos bancos da parte retida dos funcionários dos empréstimos consignados.
Ele lembra que todos estão sendo cobrados pelos bancos.

Reforço

O comandante-geral das tropas do exército no Piauí e Ceará, General Cunha Mattos disponibilizou um total de 1.500 homens para o Piauí durante o pleito eleitoral.
O presidente do TRE-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins ressaltou que os militares agirão sempre que acionado pelo juiz da zona eleitoral.

Quer aparecer

O candidato a deputado estadual pelo Podemos, Professor Soares, denunciou ao MPE que está sendo prejudicado por sua coligação.
Segundo ele, todo o tempo destinado aos candidatos proporcionais nas inserções do horário eleitoral está sendo dedicado a Teresa Britto (PV), candidata a deputada estadual na mesma coligação.
Ele também quer aparecer!

Ping-Pong

Discurso rápido

Conhecido por seus discursos rebuscados e prolongados no plenário do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Edvaldo Moura toma a palavra durante a eleição para aclamação de Sebastião Martins.
Edvaldo Moura: “Serei breve no discurso...”
O advogado ( falando para o outro): “Duvido!”
Edvaldo Moura: “Naquele tempo o profeta Isaías...”
O advogado (sussurrando): “Pode armar a rede”.

Expressas

Os contribuintes de Teresina agora podem acompanhar sua situação financeira junto ao fisco municipal pela internet.

O Portal do Contribuinte, disponível no endereço http://portal.teresina.pi.gov.br/portal-web, também permite o parcelamento dos débitos sem que o contribuinte se desloque até a Prefeitura.

A Ponte Estaiada, recebe uma iluminação especial com luzes na cor rosa durante todo o mês de outubro. A ação alerta a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama.

Comente

Pequisar