O aparato

COLUNA ARIMATÉIA AZEVEDO

É de causar perplexidade que o Estado do Piauí seja exato aquele onde se vai exigir a presença da maior concentração de forças federais já designadas e alojadas para a proteção das eleições que serão realizadas no próximo domingo. Afinal de contas, são 114 municípios onde haverá forças policiais para garantir a segurança do pleito. O fato, por si só, causa grande preocupação, na medida em que dá a entender que o Piauí é um estado violento, ou de pessoas violentas. A reunião do general  Fernando Soares, junto com a cúpula do Tribunal Regional Eleitoral, traçou diretrizes para o encaminhamento das tropas, nas próximas horas, o que significa dizer que  se está  diante de uma situação inédita: será o Estado onde se vai gastar recursos sem necessidade não fosse o abuso patente do político, seja ele de mandato que quer fazer valer em seus municípios o poder que pensa que tem para mudar o voto desse ou daquele eleitor. É claro que o Exército não será usado para se intrometer na vida do eleitor, mas garantir que esses políticos não atrapalhem o curso da votação. Não parece crível que se reedite em qualquer dessas cidades o caso do prefeito Bona Carbureto, em Campo Maior, ocorrido na eleição de 1998, quando ele partiu para cima de um comandante da tropa do Exército e terminou preso. Hoje, bem diferente do Piauí, nos demais Estados para onde o TSE aprovou tropas federais, são poucos os municípios que preocupam. No Acre serão contemplados apenas 11, Rio de Janeiro 41 e 72 no Maranhão, afora outros Estados que não chegam à metade dos municípios ditos violentos do Piauí. Logo, não é exagerado afirmar que esse aparato militar para o Piauí é excesso de preciosismo, ou uma discrepante e desnecessária atuação de forças militares em um estado onde reina a aparente tranquilidade social.

Desembargador Sebastião Martins escolhe a equipe de transição para preparar sua posse na presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (Foto: Rebeca Lima/ Portal AZ)

Zé Dirceu

Sábado, às 9h30min, na Band,  será a continuação da entrevista de Zé Dirceu a este jornalista, no Café com Informação.
Ele diz com todas as letras que um eventual governo de Bolsonaro representa um retrocesso de 50 anos.

Data AZ 

Amanhã, será divulgada a última pesquisa Data AZ realizada cinco dias antes da eleição do primeiro turno. 
Para governador e senador.

Nomes

O juiz João Gabriel Baptista é o coordenador da equipe de transição do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, à Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí.  
Além de Gabriel Baptista, a equipe é composta de Sérgio Miranda, ex-secretário estadual de Planejamento, e os servidores do TJ Érika Oliveira e Sanderlan Ribeiro, ex-presidente do CAU-PI.

Auxiliares

João Gabriel e José Airton Medeiros devem ser os juízes que auxiliarão Sebastião  Martins na presidência, no biênio 2019/2020.

Esclareça-se

Marcelo Castro informou que publicações sobre sua renúncia à candidatura  ao Senado não passam de fake News.

Amoedo

O presidenciável João Amoedo chega amanhã, em Teresina.  Do aeroporto sairá em carreata até o Metropolitan Hotel.
As 19 horas fará palestra no auditório Caneleiro, no Uninovafapi e na sexta-feira, além de entrevistas à mídia, fará panfletagem em caminhada até o shopping da cidade.

Olha aí!

Foi parar na Procuradoria Eleitoral foto de um belo jato, estacionado em Picos, que dizemt ter saído das cercanias de Brasília, bem carregado, para as bandas do sul do Piauí. 
Fazendo a alegria de cabos eleitorais. 

Sede do TRT

O presidente do TRT-PI, desembargador federal  Giorgi Alan Machado Araújo inaugura depois de amanhã, em Teresina, a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho. Na Avenida João XXIII, ao lado da sede da Procuradoria Regional da República. 
O cerimonial do tribunal está organizando a solenidade para as 18 horas.

Dinheiro vivo

A Polícia descobriu R$ 2 milhões, em espécie, no Tocantins, pronto para ser distribuído com cabos eleitorais, na véspera da eleição.

Tem gente com lupa atrás desse modelo no Piauí.

Cartórios

Pernambuco já está na terceira fase de escolha do concurso de cartório. O Espirito Santo acaba de realizar a audiência de escolha. 
O Tribunal de Justiça do Piauí finalmente dá andamento ao concurso que realizou há cinco anos. Apesar de muita má vontade. 
Mas até a ocupação dos cartórios, pelos concursados, ainda vai haver muito ranger de dentes.

Ping-Pong 

O nado eleitoral

Como não vingou a propaganda eleitoral de filmar abraçado a um jumento em defesa da fauna em 2010, o então candidato a governador Judson Barros tem outra ideia inusitada. Convida o então candidato a senador Robespierre Bastos para uma cena no troca-troca, em Teresina, no cais do Rio Parnaíba, para mostrar a degradação do Meio Ambiente.

ROBESPIERRE: E aí, Judson, vamos filmar aqui é com os vendedores informais?

JUDSON: Não! Pega aqui essa sunga que eu trouxe pra ti. Nós vamos atravessar o rio à nado!

ROBESPIERRE: “Tu é doido, cara! Eu nem sei nadar!”

Publicado originalmente em março de 2010.

Expressas 

A Prefeitura de Teresina vai reunir, hoje, no Teatro 04 de Setembro, professores e gestores das escolas municipais, para comemorar a conquista do primeiro lugar entre todas as capitais do país no Ideb. 

As Forças Armadas estarão presentes em 588 cidades durante o processo de votação, segundo atualização anunciada, ontem, pelo Ministério da Defesa.

Além do suporte logístico, as tropas ainda auxiliam no acesso a localidades onde a infraestrutura de transportes é precária. 

Comente

Pequisar