Um panorama confuso

Um panorama confuso

 O panorama de véspera das eleições para presidente  da República seguramente tem mudado muito  das últimas 48 horas para cá, com os debates – não apenas os das TVs, entre candidatos – envolvendo todos os segmentos,  afunilando para o caso óbvio do “Fora PT” e “Volta PT”. A ‘onda’ que se forma em torno do candidato Jair Bolsonaro faz surgir a força da ‘Centro Direita’ na decisão de ultima hora. Nesse momento, o centro, formado por partidos e políticos de direita, alguns conservadores ou nem tanto, ganha a força que havia perdido, ou melhor, que nem chegou a ganhar, na formação da aliança em torno do candidato tucano Geraldo Alckmin. Sem  querer abusar do trocadilho, o que se viu foi o famoso ‘abraço de afogados’  puxado por Alckmin, numa péssima estratégia de campanha eleitoral, ao ponto de não aproveitarem o tempo do maior horário eleitoral para massificar suas mensagens. Nem o óbvio ‘anti PT ‘ o PSDB conseguiu encenar. Isso está tão claro que  Alckmin perde com seus risíveis 8% nas intenções de voto, o protagonismo de liderar o ‘apoio a Bolsonaro’ no segundo turno. A luta entre os dois candidatos, Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, acabou levando de roldão nomes teoricamente fortes numa eleição com as características dessa atual. João Amoêdo, Álvaro Dias, Henrique Meireles , Ciro Gomes e outros menos  lembrados e a esquerda toda foram tragados pela mesma onda. Nesse caso, não se pode usar a velha máxima, segundo a qual, entre mortos e feridos salvaram-se todos.

Firmino Filho se lançou de corpo e alma na campanha de Ciro Nogueira

Amoêdo

João Amoêdo disse ontem, em Teresina, que ficará indiferente no segundo turno, em eventual disputa envolvendo Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. 
O candidato veio fazer campanha na cidade.

Pagando contas

A grande maioria dos candidatos a deputado federal e estadual torce, independentemente da aliança de que faça parte, para que haja o segundo turno. 
Não é por nada, não. Apenas para diminuírem o prejuízo dos gastos que fizeram em suas candidaturas no primeiro turno.

Aliás...

Quando era deputado estadual Luciano Nunes, hoje conselheiro e pai do candidato a governador Luciano, cunhou a frase: “é no segundo turno que pagamos as nossas contas de campanha”.

Vingança

Circula nas redes sociais uma informação que ninguém, de bom senso, quer acreditar: de que se está esperando passar as eleições para que ocorram as demissões do delegado Williame Moraes, do Greco e Riedel Batista, da Delegacia Geral. 
Por conta das prisões dos mandachuvas da secretaria do Meio Ambiente, na operação Natureza. 

Vingança, 2

É muito difícil que mexam nos policiais da operação que prendeu dirigentes e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente. 
Wellington Dias não é vingativo.

Acredita?

Então, se de fato os comentários procederem, quem deve estar morrendo de medo são os agentes da Polícia Federal que detonaram a operação Topic. 
Porque tem gente que acha que pode tudo.

Surfando na onda

Essa campanha eleitoral no Brasil anda tão maluca, como diz o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, que tem gente espalhando que o presidente americano Donald Trump teria deslocado o porta-aviões Nimitz, do golfo pérsico para a costa Uruguaia.
Para a devida intromissão nas coisas brasileiras dependendo de quem ganhe a eleição.

Data AZ 

Impressiona como a grande maioria dos eleitores alcançados pelas pesquisas de opinião, ainda não decidiu em quem votar para a Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. 
A pesquisa Data AZ realizada entre 29 de setembro a 2 de outubro de 2018 mostra que mais da metade dos eleitores ou estão indecisos ou dispostos a não votar em ninguém.

Sem escolha

Segundo ainda o Data AZ, o índice do “não voto” é ainda maior para a escolha dos dez representantes do Piauí na Câmara dos Deputados: 49,76% estão indecisos e 10,56% dizem não votar em nenhum dos nomes na disputa. 
A soma é de 60,32%.

Angústia

Nem precisa ser psiquiatra para observar as angústias especialmente de um postulante a senador. A chegada da eleição para ele representa bem mais que um dia. 
É mesmo o fim de uma era.

Cuidado

Firmino Filho se lançou de corpo e alma na campanha de Ciro Nogueira. Se confirmadas as pesquisas que apontam a reeleição do senador progressista, ponto para ele, mas o prefeito deve colher uma vitória empanada pelo desempenho que se desenha ruim do PSDB na capital.

Constituição

Hoje, em São Paulo, o presidente do Instituto de Advogados do Piauí será um dos signatários de um manifesto da Seção Paulista da OAB em defesa da Constituição Federal. O ato é um dos muitos que celebra o aniversário de 30 anos da Carta, que transcorre hoje.

Voto a voto

Quem pensa que os candidatos estão desacelerando pode mudar de visão. Pelo contrário, a partir de hoje e até a tarde de domingo a ordem é pedir voto. E por todos os meios. O aplicativo Whatsapp é um dos meios mais usados para o pedido.

Menos

Com uma margem estreita de vantagem sobre os adversários a garantir sua vitória no primeiro turno, Wellington Dias pode ganhar um quarto mandato com menos votos do que na sua eleição de 2014. 
A conferir.

Ping-Pong

Como comemorar?

Zezinho Garçom liga para Charles do Murici para perguntar como se comportar nas comemorações depois do resultado  da eleição presidencial. 
Zezinho: “”Será que a gente  pode ir armado?”
Charles: “Eles estão liberando aí, mas vou logo lhe dizer, não pode ir com faca, só com pistola e revolver...”
Zezinho: “ “Por que?”
Charles: “Porque o homem ficou meio traumatizado por causa da faca”.

Expressas 

Será lançado hoje, às 11h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o aplicativo “MPPI Cidadão” que permite o envio direto de manifestações por qualquer pessoa, sobre  irregularidades.

Por meio do aplicativo é possível encaminhar evidências documentais anexando imagens. O aplicativo está disponível para as plataformas Android e IOS.

A Polícia Militar do Piauí será rigorosa na fiscalização ao consumo de bebida alcoólica. Desde ontem, está decretada a conhecida Lei Seca no Estado.

Comente

Pequisar