Publicidade

Onde cortar?

O governador Wellington Dias escreveu o seguinte na mensagem que enviou aos deputados estaduais encaminhando o projeto de lei orçamentária para 2019: “Para o exercício de 2019 o Estado deverá direcionar todos os esforços necessários para a contenção das despesas correntes e concentrarmos nossas energias em investimentos e na prestação de serviços de qualidade”. O termo usado pelo governador é suave (contenção de despesas) porque o que se precisa mesmo é algo bem mais radical: cortar despesas, começando pelo enxugamento da máquina administrativa expandida sob medida para acolher os aliados do governador em sua aliança-trem. Com órgãos demais, evidentemente que não se pode esperar que seja a eficiência administrativa e a qualidade das despesas um fator presente na governança atual do governador. Convém que sejam feitos cortes, que se reduzam a quantidade de órgãos, que se concentrem as atuações de organismos da administração pública em suas atribuições precípuas, de modo a que se obtenha mais e melhores resultados. Se Wellington Dias quer de fato conter (cortar é melhor) despesas, que o faça o quanto antes. Poderia desde logo já mandar um projeto de lei para a Assembleia passando a faca na estrutura atual do governo. Isso seria um bom sinal para o futuro. Se fingir que vai cortar terá problemas sérios, até de polícia, num futuro não tão distante. 

Mensagem orçamentária de Wellington Dias sugere cortes nas despesas estaduais (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

Mais

Ibaneis Rocha, governador eleito do Distrito Federal, anuncia a disposição de criar mais sete secretarias. Passaria de 21 para 30. Uma piada que corre solta em Brasília é que o emedebista teria resolvido criar mais pastas depois de avistar-se com seu colega do Piauí, Wellington Dias.
Mas deve ser só piada. 

Torneira

A partir do dia 30 de novembro haverá um reajuste de 6,75% na tarifa da água fornecida pela Agespisa – acima do acumulado em doze meses no período de setembro de 2017 até o mesmo mês em 2018, quando o IPCA acumulou alta de 4,53%.

Melhoria

Para autorizar o aumento na tarifa de água, a agência estadual de regulação de serviços (Agrespi) recomendou que a Agespisa reduza perdas, implante um programa de eficiência energética, melhore a gestão de pessoal e qualidade da água, além de fazer um programa para reaver o dinheiro de usuários inadimplentes.

Conversa mole 

Flávio Nogueira pediu 20 dias ao TCE para poder responder  sobre denúncias de supostas malversarias com notas frias na secretaria de turismo, dirigida por seu filho,  alegando estar indo e vindo de Brasília para tratar do seu mandato de deputado federal. Nam-nam-nam-nam.
A Mesa da Câmara só trata da admissão de deputado depois de sua diplomação. Por ora ele não é nada. Só eleito. 

De migué

A posse de deputados e senadores só ocorrerá dia primeiro de fevereiro. Esses “preparativos” de mudança agora, faltando três meses, são só enrolação.

A chapa 

Querem cassar Carlos Henrique da chapa 2 porque tinha banda na festa de sua chapa à OAB. 
Seria uma grande bobagem fazer tal exigência. Esse regimento desse ser fruto das cabeças de figuras que se acham mais inteligentes que outras.

Reunião 

Uma reunião que se imaginava  para discutir  assuntos interessantes na eleição da appm terminou em arranca rabo entre prefeitos do médio Parnaiba. 
Foi quando se ouviu a troca de gentileza: “vossa excelência é ladrão”.

Acerto de contas 

De que adiantou a operação policial nas tais coordenadorias que constroem calçamento no interior? 
Pois olhe: R$ 1.467.433,72 é quanto a Coordenadoria de Lazer do governo do Piauí vai gastar pavimentando ruas na cidade de Água Branca. 
Pior é que Wellington ainda permite isso? 

Mais uma

Outro complexo de produção de energia fotovoltaica será implantado pela empresa Fótons de São Camilo Energias Renováveis, na zona rural de Curral Novo do Piauí. A usina terá 1,290 milhão de módulos fotovoltaicos e deverá produzir 400 megawatts de energia – mais que a usina hidrelétrica de Boa Esperança, com capacidade instalada de 237,3 MW.

Haja sol

Na mesma região Sudeste do Piauí, mas nos municípios de Lagoa do Barro e Queimada Nova, a Fótons de Santo Anchieta Energias Renováveis pretende implantar um complexo de produção de energia solar com as mesmas configurações da usina de Curral Novo do Piauí: 1,290 milhão de módulos e 400 MW de capacidade instalada.

100 anos

No próximo dia 10, sábado, completam-se 100 anos do nascimento de Alberto Silva, duas vezes governador, senador, deputado federal e prefeito de Parnaíba – sem sombra de dúvida um dos mais notáveis piauienses do século XX, um inventor do Piauí.

Medalha

Para celebrar o centenário de nascimento de Alberto Silva, o governador Wellington Dias criou uma comenda especial, a ser entregue a pessoas físicas e jurídicas “com relevantes serviços prestados ao Piauí”.

Ping-Pong

Carro forte

Quem conta é Sebastião Nery, em seu livro de folclore político. Durante seu governo, em Minas, Magalhães Pinto enfrenta uma greve na Rede Mineira de Viação, por atraso em salários. Reúne os assessores para buscar uma solução. Entre os presentes, o escritor Abgar Renault.

Abgar: “Devemos mandar um pelotão da Polícia Militar para Divinópolis, centro do movimento paredista”.

Magalhães: “Não seria melhor mandar o carro pagador?”

Expressas

O Detran vai gastar R$ 30,7 mil na compra de equipamentos de sinalização para realizar blitzen. Pode ser que agora as faças.
 
Quem se elegeu pelo Solidariedade na última eleição está atrás desboca legenda. Não explicam a razão para sair 

Onze contratos na Secretaria de Cultura e 18 na Secretaria de Saúde foram prorrogados pela prosaica razão de não haver dinheiro para pagar as empresas contratadas.

A queda na economia Regra da exceção

Mais lidas desse blog