Publicidade

Terra elétrica

Figurões da política do Piauí, com acesso a informações privilegiadas, teriam adquirido terras ao longo das linhas de transmissão em alta tensão (500 mil e 750 mil volts) que cortam o Estado, interligando os sistemas elétricos do Norte ao restante do país. As terras cortadas por estes “linhões” valem pouco ou quase nada (ou melhor, valiam), posto que boa parte delas está no semiárido piauiense, onde produzir requer elevado investimento em irrigação e outras tecnológicas agrícolas – ou onde sequer se pode produzir, dada a falta de água na maior parte do ano. Por que então, alguém compraria milhares de hectares de uma terra ordinária, que nada vale? Bem, com informação privilegiada se ganha dinheiro. É o que parece estar ocorrendo. Funciona assim: o espertalhão sabe que as empresas de produção de energia solar e eólica sempre vão preferir instalar suas plantas de geração em áreas ao longo das linhas de transmissão. Isso porque o custo de transmissão se reduz, já que no desenho elétrico brasileiro toda a energia é lançada no Sistema Integrado Nacional (SIN), do Operador Nacional do Sistema (ONS). Ora, se a criatura sabichona tem terras ao longo das grandes linhas de transmissão e é nesse espaço que as geradoras querem instalar suas plantas, a locação das terras pode gerar uma fortuna em contratos de até 20 anos, que podem enriquecer pessoas que tiveram acesso antecipado às informações privilegiadas sobre onde as linhas seriam construídas e, assim puderam comprar terras ao longo delas. Isso é uma desonestidade grande.

Firmino Filho lançou o edital do concurso público para a Guarda Municipal de Teresina (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Faz de conta

O MDB divulgou ontem que, seguindo os passos do ‘Progressistas’, vai colocar os cargos que seus filiados ocupam à disposição do governador Welligton Dias. Pura lorota.
Essa “disposição’ de disponibilizar os cargos  para até o dia de o governador dizer que os aceita, chega ao final do ano e todos sairão ilesos e com os bolsos forrados.

Ora, ora

Para serem sérios, eles pediriam irrevogavelmente a exoneração dos cargos e não ‘colocar’ à disposição de quem já tem o poder de demiti-los. 

Concurso

Ontem, o prefeito Firmino Filho lançou o edital do concurso de guarda municipal. Serão 75 vagas para contratação imediata. Terá também cadastro de reserva.  As seis etapas do processo de avaliação serão executadas a partir de janeiro do próximo ano.
O reitor Nouga Cardoso, da Uespi, esteve presente.

Concurso 2

Já na próxima sexta-feira, o prefeito Luciano Leitoa, de Timon, estará lançando o edital para provimento de dezenas de cargos da administração municipal, envolvendo atividades de nível médio a superior. 
Será o primeiro concurso do Nucepe, da Uespi, em outro Estado.

Concurso 3

A direção da Uespi-Nucepi está tratando com o prefeito Joel Rodrigues, de Floriano, para a realização de um grande concurso para vários cargos da administração municipal  para ainda  este mês.

Parado

Desde junho que a maioria dos projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa anda parada como as paredes de concreto do plenário da Casa. E parece que não haverá muito tempo para que se movimentem, porque por agora os deputados estão mais interessados em discutir o projeto de lei orçamentária, esse também parado.

Suzano

Fábrica de papel não, mas os negócios da Suzano seguem no Piauí. Na semana passada, a gigante da indústria de papel e celulose obteve a renovação de licenciamento ambiental para fazendas de cultivo de eucalipto em Monsenhor Gil, Passagem Franca, Hugo Napoleão e Elesbão Veloso.

Privatiza

Na assembleia geral de acionistas, semana passada, que consolidou o processo de privatização da empresa, a Companhia Energética do Piauí teve aumento de capital social, chegando a R$ 2,5 bilhões, com a subscrição de novas ações pela controladora, a Equatorial, num total de R$ 1,272 bilhão.

Produção

Outra novidade é que a empresa está autorizada pelo seu novo estatuto a desenvolver “também atividades de pesquisa e aproveitamento de fontes alternativas de energia, visando a sua transformação e consequente exploração como energia elétrica”. 
O que indica a disposição da companhia de ser produtora de energias limpas.

Dupla familiar

Pai e filho em dobradinhas eleitorais foram os vencedores das eleições para deputado em Água Branca. Os dois primeiros colocados para deputado federal são Júlio César Lima (3.247 votos) e Flávio Nogueira (1.805 votos). Os filhos deles, Georgeano Neto (2.197 votos) e Flávio Jr. (1.245 votos) são os dois primeiros colocados na disputa para deputado estadual.

Então...

Convém lembrar (principalmente para o procurador eleitoral) que agora mesmo a Coordenadoria de Lazer (que foi criada só para cuidar da Potycabana) está licitando 1.467.433,72 para pavimentar ruas em Água Branca. E que também a Secretaria de Turismo andou fazendo calçamento nas ruas daquela cidade do Médio Parnaíba.

Eleições OAB

A chapa encabeçada pela advogada Geórgia Nunes, será lançada oficialmente hoje, a partir das 20 horas, com festa no Splendore Buffet. Geórgia tem Leonardo Airton como candidato a vice. A chapa tem como metas principais combater a criminalização da advocacia e ofertar novas oportunidades para os jovens advogados.

Pública

Será hoje,  a fundação da Pública Central do Servidor , no Piauí.  A Pública é a mais jovem central sindical do país. Seus idealizadores a querem como uma organização nacional exclusiva para representação dos servidores públicos de todas as carreiras e em qualquer âmbito, municipal, estadual ou federal. 
No Piauí, quem presidirá a entidade será o auditor fiscal Caetano Mello.

Ping-Pong

Escolha errada

Ministro Vandeilson, do PSDB ,e eleitor de Jair Bolsonaro, faz contato com o vice-prefeito Marcos Damasceno, do PT, sobre a definição do nome do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. 

Vandeilson: “O que achou da escolha do Moro para ministro da Justiça?” 
Damasceno: “Ele deveria ter sido escolhido para o ministério do Meio Ambiente, pois deixou tanto tucano livre...”

Expressas

O escritor e vice-prefeito do município de Dom Inocêncio, Marco Damasceno, foi homenageado ontem, no Teatro 4 de Setembro, com a medalha da Ordem do Mérito Cultural.

As inscrições para o concurso de Guarda Municipal de Teresina estão previstas para acontecer entre os dias 26 de novembro e 27 de dezembro deste ano.

O processo seletivo será realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), com a primeira prova com previsão para acontecer no início de janeiro de 2019.

A queda na economia Onde cortar?

Mais lidas desse blog