Mulher valorizada

Mulher valorizada

Vem aí uma iniciativa da Prefeitura de Teresina que vai dar o que falar. De bem. Trata-se da primeira edição do Selo Dona Saló - Empresa Promotora da Igualdade de Gênero – que resulta de ação conjunta das Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e de Desenvolvimento Econômico. A proposta é certificar as empresas privadas de Teresina que  atuem ou estabeleçam projetos, programas  ou ações em prol da igualdade de gênero nas relações de emprego, qualidade de vida no ambiente de trabalho, ações de enfrentamento à violência contra a mulher, valorização da mulher no ambiente de trabalho, bem como, cumpram regularmente suas obrigações fiscais e pratiquem a responsabilidade social. As empresas que quiserem participar terão que se inscrever e ser submetidas a uma avaliação de suas práticas, projetos e programas que beneficiem o quadro funcional da empresa, com a promoção, valorização, inclusão e autonomia social e econômica das mulheres sem distinção de raça, cor, idade, orientação sexual ou religião. O Selo Dona Saló será concedido a nove empresas – três em cada categoria, por tamanho do empreendimento, para micro, médias e grandes empresas. Com a iniciativa, empresas declaradas como promotoras da igualdade podem se diferenciar da concorrência e ganhar mais clientes.

Firmino Filho em estação de água na França: observando experiências de sucesso (Foto: reprodução internet)

Na França 1

Firmino Filho tomou o rumo da França antes da vice-governadora Margarete Coelho, que segue dia 24. O prefeito esteve em Versalhes, onde conheceu o sistema de consórcio entre cidades para gerenciamento da produção, abastecimento e despoluição de água. Firmino viajou a convite da Agência Francesa de Desenvolvimento

Na França 2

As experiências francesas de gestão apresentada a Firmino e outros gestores públicos brasileiros compreenderam um sistema de tratamento de águas e esgotos operado por empresa privada, mas sob controle público, com perdas de somente 8%. Ou seja, dá lucro com menor custo para quem paga a conta.

Trabalheira

O volume de denúncias e processos disciplinares contra médicos e estabelecimentos de saúde no Piauí tem crescido tanto que o Conselho Regional de Medicina resolveu convocar os conselheiros suplentes para reforçar o time que trabalhar nas investigações.

Bala

A Policia Militar do Piauí contratou com dispensa de licitação a compra de coletes a prova de bala para seus integrantes. A empresa favorecida foi a Coplatex Indústria e Comércio de Tecidos, que fornecerá R$ 2,214 milhões em equipamentos.

Ouvidora

Teresa Nunes de Sousa será pelos próximos dois anos a ouvidora-geral penitenciária do Estado. A nomeação foi feita na semana passada. Se tiver mesmo a disposição de dar atenção a todas as queixas, a moça vai ficar rouca de tanto ouvir.

De boa

Paulo Martins perdeu a eleição para deputado estadual, mas não a boquinha que mantinha antes de se aventurar no perigoso mundo das urnas. Ele voltou na semana passada a ser o presidente da Fundação de Esportes. Martins teve 19.158 votos.

Voz ativa

Regina Sousa vai ter voz ativa na próxima gestão de Wellington Dias. Aliás, uma voz mais alta do que muita gente pensa – já que ela sabe e gosta de dizer uma palavra que praticamente está banida do vocabulário de Wellington Dias: não! A conferir.

Reservas

Quem não fez reservas para hotéis no litoral do Piauí no fim de ano, principalmente em Barra Grande, corre agora dois riscos. O maior é o de pagar muito alto por uma curta temporada. O segundo é de nem poder ir por falta de lugar onde ficar.

Encontro

Na madrugada desde domingo acontece em Santa Cruz dos Milagres o Encontro dos Santos, último dos três grandes eventos de peregrinação à cidade. São esperadas lá pelo menos 15 mil pessoas.

Renovação

Indagado sobre a eleição na Assembleia Legislativa, Ciro Nogueira lembrou que o atual presidente, Themistocles Filho (MDB), está no cargo há 14 anos. “Parece que está na hora de renovar”, disse o senado reeleito.

Os sete

Com um domínio de todos os mecanismos da Assembleia, Themistocles Filho pode ser considerado o mais favorito para ser presidente. Mas tem gente lembrando que podem ser os sete deputados estaduais novatos que podem fazer a diferença e tirar essa vantagem do presidente.

Ping-Pong

Sem gás

Câmara dos Deputados, fim de tarde em maio de 1977, em plena fossa política depois do “pacote” de abril. O horizonte infinito de Brasília descia cinza sobre a cidade, baixando a pressão dos edifícios e das pessoas. Tancredo Neves e jornalistas espiavam, do outro lado, todo em luzes, o Palácio do Planalto. Miriam Macedo, de O Globo, parte o silêncio.

Miriam: “Deputado, o senhor hoje está apagado, sem gás”.
Tancredo: “Sem gás e sem Geisel, minha filha”.

Fonte: “Folclore Político”, de Sebastião Nery. Geração Editorial. São Paulo, 2002

Expressas 

A Prefeitura refez a sinalização horizontal da avenida Marechal Castelo Branco. Falta agora refazer da Frei Serafim.

A área responsável por parques e jardins da Prefeitura já deveria estar removendo árvores mortas na cidade.

Não se pode desprezar o risco de essas árvores tombarem sobre pessoas e veículos, sobretudo em período de chuvas.

Comente

Pequisar