O meio de troca

O meio de troca

Não se sabe se plantada ou não, nota em grupos de rede social informa que o capitão-deputado federal Fábio Abreu voltará ao comando da Secretaria de Segurança Pública. A nota já começa errando porque Abreu nunca deixou de liderar esse setor. Ele continua, através dos apadrinhados lá instalados. Tipo de informação assim visa mostrar ao governador que o homem gostaria de continuar comandando o setor mais desgastado de todos os segmentos, onde hoje se vê uma polícia desaparelhada, apesar da boa vontade de alguns e a insegurança pública sendo o fator aterrorizante da população. Continuar na situação em que está com as viaturas praticamente paradas por falta de manutenção e combustíveis, seria levar o chefe do governo a incorrer em mais uma atrapalhada, porque ele continuará relegando um dos setores mais importante da vida do cidadão, o da segurança pública, a mero território eleitoral, a cabide de emprego, enfim,  transformando postos chave de comando em moeda de troca e deixando relegada a segundo plano a situação de agentes, peritos e delegados da Polícia Civil. Os votos conseguidos por Abreu, para o seu segundo mandato de deputado federal  jamais poderão ser colocados no quesito ‘gratidão do eleitor’ por um trabalho que lhe beneficiou. Muito pelo contrário, não houve trabalho nenhum. O que se desconfia é que foi usada toda uma estrutura material do sistema de polícia, sem que tenha havido contrapartida à população, que se queixa, sobretudo, da falta de proteção do Estado. Não é possível seguir fazendo ouvido de mercador aos anseios da população e continuar realizando negócios com um cargo que deveria ser ocupado por pessoas qualificadas para tanto. Abreu foi capitão da PM por anos, comandando um setor de polícia, o Rone, porém, nunca em cargos relevantes como o de Secretário de Segurança. Passou a sê-lo pelo mandato de deputado parlamentar, como outros políticos foram premiados.

Joaquim Almeida foi às lágrimas ao lembrar do pai, Alcenor, na celebração de 65 anos do Hospital São Marcos (Foto: Divulgação)

São Marcos

Com missa celebrada pelo padre Nilton, visita à nova ala de oncologia pediátrica (com cortes quentes e pinturas do artista plástico Hudson Melo) e um café da manhã, celebraram-se ontem os 65 anos do Hospital São Marcos. A ausência do fundador, Alcenor Almeida, fez chorar o filho dele, Joaquim Almeida, atual diretor-geral do hospital.

Lá vem!

Espalharam que o senador carioca Lindbergh Farias, derrotado na disputa da reeleição, estaria na equipe do próximo governo do Piauí.  O governo não desmentiu, mas num país onde até a viúva de Che Guevara morde uma pensão de quase R$ 10 mil (há dez anos), nada é impossível.

Os grandes furtos

Da série ‘Os Furtos Misteriosos da Coisa Pública no Piauí’, a coluna vai publicar diariamente, até onde e quando der, fatos relacionados aos sumiços de bens públicos. 
Hoje, por exemplo, a pergunta que não quer calar é: onde está o elevador do Hotel Delta, de Parnaíba?

Prêmio Viva

Está viralizando nas redes sociais, como que fosse propaganda de governo, que a delegada de Polícia Civil Eugênia Villa concorre ao Prêmio Viva, da Revista Marie Claire, pelo enfrentamento da violência contra a mulher. 
A pergunta que não quer calar é: como se dá esse enfrentamento?

Meus padrinhos!

Tem político do Piauí fazendo carreira a Brasília para se apegar a um padrinho que tenha forte influência no governo Temer. 
Para ver se, antes do dia 31 de dezembro, consiga emplacar o próximo juiz do Tribunal Regional Eleitoral. 

Disputa forte 

Estão no páreo e, cada qual já com seu padrinho, Mário Roberto, José Carneiro e Tiago Ferrer. 
Pela ordem, se diz que Ciro Nogueira pede por Mário Roberto, Heráclito Fortes por José Carneiro e Elmano Ferrer, pelo sobrinho Tiago.

Todos juntos!

Para resolver os problemas de emprego dos suplentes de deputado estadual Wellington Dias deve convocar de seis a oito deputados para o governo. 
Se alguém achar que ele insistirá nessa prática perversa de torrar dinheiro público com político derrotado, ainda há quem amenize a situação: na gestão passada ele chamou 15.

Os suplentes

Não necessariamente pela ordem, são esses os suplentes que devem assumir vagas na Assembleia Legislativa: B. Sá Filho, Warton Lacerda, Ziza Carvalho, Cícero Magalhães, Belê Medeiros, Elizângela Moura, João de Deus e Paulo Martins. 

Os deputados

Para que os suplentes listados na nota acima sejam efetivados, Wellington deve ‘convidar’ os deputados estaduais: Georgiano Neto, Francisco Limma, Flávio Nogueira Jr, Fábio Xavier, Janaina Marques, Fábio Novo, Franzé Silva e Nerinho.

OAB: Jogo sujo

Quem tem assistido aos ataques de parte a parte pensa que a campanha pela presidência da OAB-PI estaria parecida à disputa de uma cidade dos grotões do Estado. 
Mas, perdão leitor, os grotões podem até ser atrasados por conta da política nefasta e eleitoreira dos gestores, mas lá não se joga tão sujo quanto se vê entre esses advogados.

OAB- fake News

O que se tem ouvido entre os advogados é que essa tática eleitoral de falar mal, além de não render um voto a mais, tira os poucos que os candidatos já têm. 
O eleitor-advogado, principalmente o jovem, espera dos seus candidatos propostas para facilitar a sua inserção no mercado de trabalho. 
Usar fake-news para tentar ganhar sujo, é tiro no pé.

Alto lá!

Fábio Sérvio, candidato do PSL ao governo, soltou nota desautorizando qualquer pessoa a falar em nome do PSL. “Mesmo que seja filiado ou ex-candidato”.
Essa carapuça assenta na cabeça de muita gente que tem falado em cargos.

Ping-Pong 

Tô nem aí 

Um grupo que organiza o bloco no carnaval, chamado "Tô nem aí!"  vai pedir apoio cultural ao vice-prefeito de Dom Inocêncio e escritor Marcos Damasceno, que não patrocina festa de carnaval.

O chefe do grupo: “Viemos pedir patrocínio para nosso bloco de carnaval, "Tô nem aí!"

Damasceno:  E eu não "Tô nem aí!"

Expressas

O Piauí tem a menor taxa de ausentes do Brasil pelo terceiro ano consecutivo do Exame Nacional do Ensino Médio.

O Estado registrou 21,4% de abstenção no segundo domingo de provas, no primeiro dia a taxa de ausentes foi de apenas 18,5%.

A decoração de Natal de Teresina será entregue no início de dezembro, um árvore de 18 metros será montada no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa.

Comente

Pequisar