A queda na economia

A queda na economia

Uma das coisas mais caras ao governador Wellington Dias tem sido citar a expansão da economia do Piauí durante seus mandatos – não que isso seja obra dele, mas quem está no comando do Estado termina levando a fama pelo que se faz de bom e de ruim. Pois bem, na sexta-feira, sem a pompa nem a circunstância de anos anteriores, as contas regionais do Piauí foram apresentadas, com recuo de 6,3% no Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todas as riquezas produzidas no Estado) em 2016 – segundo ano da terceira gestão do petista. Com essa queda, soma-se cerca de 8,5% a queda na economia estadual em 2015 e 2016. Se considerado apenas o recuo maior, de 2016, o valor monetário da redução nas atividades econômicas foi superior a R$ 2,4 bilhões, sem correção inflacionária. Assim, se forem segregados os dados somente do atual mandato do governador, a economia local poderá apresentar um crescimento rabo de vaca, para baixo, porque houve bons desempenhos na agropecuária em 2017 e neste ano de 2018, mas todos os demais setores não tiveram reação na mesma medida, conforme dados secionados do IBGE, que registra reiteradas quedas na atividade da construção civil, só para citar um dos exemplos mais clássicos. O que vem pela frente exige, com efeito, bem mais que sorte e discursos motivacionais. Será preciso botar dinheiro em obras públicas, um dos motores mais eficientes para impulsionar a economia piauiense.

Mão Santa dança com a esposa Adalgisa: um bom exemplo de revitalização de praças

Os grandes furtos 

Da série os grandes furtos  não apurados no poder público no Piauí: a vila olímpica de Parnaíba, que atualmente é só um grande terreno baldio de onde se levou tudo.

O intruso 

Junior Lopes ou Lopes Júnior é o nome do felizardo agente da polícia civil que mesmo denunciado por fazer parte daquele concurso fraudulento, está na lista dos policiais que serão promovidos por ato do governador Wellington Dias. 

Quem o protege?

Em recente reunião o Conselho de Polícia decidiu que nenhum dos 13 denunciados - e presos - não entraria na lista. 
Mas deve ter aparecido o protetor do Junior que o colocou no rol das promoções. 

Bandido

Então, não custa descobrir quem foi esse padrinho do policial bandido e, também, aplicar-lhe a mesma punição. 
Policial bandido é mais perigoso que o que ele é pago para combater. 

Falta a lista 

Não saiu ainda o listão dos promovido no Diário Oficial do Estado e a data da promoção também não foi definida

Ruralista

Integrante da bancada ruralista, Júlio César pode emplacar o filho, o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) como secretário de Desenvolvimento Rural. A pasta foi ocupada pelo deputado estadual Francisco Lima (PT), mais afeito à agricultura familiar. Com Georgiano, fica mais perto do agronegócio.

É o jumento 

Ao se derreter de rir com o ping-pong de quarta-feira da semana passada, em que o deputado Francisco Limma pergunta a Themistocles se se dorme em pé, leitor lembrou que bicho que dorme em pé é o jumento. 
Das quatro para as seis da manhã.

Competência

Robson Costa e Raimundo Filho, da R2 Comunicação, passaram a semana comemorando com equipe e parceiros a conquista do prêmio de Agência Destaque de 2018 no Troféu Jatobá - Prêmio Excelência e Inovação em PR (Public Relations).  Eles têm motivos para festejar. É a primeira vez que uma agência do Piauí conquista o Jatobá, um dos maiores prêmios de Comunicação Corporativa e Relações Públicas do Brasil.

Praça do povo

Aplausos para Mão Santa. O prefeito da segunda maior cidade do Piauí fez as praças de Parnaíba voltarem a ter beleza e utilidade. Quem passa por elas vê a população (do menino aos mais velhos), circulando, conversando, se divertindo. 

Revitaliza 

Em Parnaíba, como na canção do maranhense Goncalves Dias, a praça é mesmo do povo. 
O prefeito revitalizou, para o bem da comunidade, todas as praças.

Praça do Amor 

Mão Santa transformou em cartão postal da cidade, portanto ponto da curiosidade dos que chegam, um pequeno espaço do passeio da avenida São Sebastião em “Praça do Amor”.

Feira de arte 

As sextas feiras moradores do centro e de varias outros bairros vão á feirinha na Praça da Graça, esquecida e relegada  em outras gestões a espaços para uso de droga. 
E o próprio prefeito com sua esposa, Adalgisa, dão o tom da interação poder e povo: eles dançam ao som de bolerões. 

Enquanto isso...

Mata de vergonha a quem tem vergonha as imundas e abandonadas praças de Teresina, boa parte delas na região central da cidade.

Herdeiros 

Especula-se que os herdeiros daquela meeira milionária não vão aceitar os termos acordados para antecipar ao estado 45 milhões por conta do seu inventario. 
Mas o que fazer se o dinheiro já derreteu, evaporou-se?

Aí tem!

A Justiça Federal do Maranhão decretou o sequestro de dez imóveis de Ravik Bello Ribeiro, sobrinho do desembargador Ney Bello, do TRF1, por obstrução da justiça em favor de presos da operação Sermão dos Peixes. 

Aqui também!

Se investigarem vão achar pegadas desse rapaz pela sede do PT piauiense. 
Por óbvias e convencidas razões. O tio já pediu vistas do processo do deputado Assis Carvalho por-duas vezes.

Ping-Pong 

Teatro político

Governador de Minas Gerais, o piauiense Francelino Pereira, está no aeroporto da Pampulha esperando um voo para Brasília. Chega o senador Murilo Badaró e começam os dois a conversar. O jornalista Geraldo Elísio, do O Estado de Minas chega com o repórter-fotográfico.

Elisio: “Governador, o senhor poderia fazer um gesto qualquer para que a foto mostre movimento?”.
Murilo Badaró sorri: “Pois é, governador, vais dar uma de Paulo Autran”.
Francelino: “Exato, Murilo, vamos conversar. Você vai ser a Tônia Carrero”.

Expressas  

Adriana Borges recebeu apoio da Prefeitura para representar Teresina no Festival Mulheres do Mundo 2018 (WOW), que termina hoje, no Rio.

O deputado estadual Robert Rios não se deixa abalar por uma derrota. Faz pelo menos uma semana que está batendo perna na Europa.

Falar nisso, um experiente viajor de Teresina diz que está mais barato se hospedar em Paris que em Barra Grande.

Comente

Pequisar