Pauta difícil

Pauta difícil

Os governadores nordestinos amanhecem hoje, em Brasília: a pauta oficial diz respeito a acompanhar de perto as votações sobre securitização da dívida ativa e a regulação da cessão onerosa de gás e petróleo. Segundo ponto da pauta oficial: reunião com o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), para conversar sobre os fundos partidários dos estados e municípios. E o terceiro ponto seria a votação do projeto que trata do bônus de assinatura, complemento da cessão onerosa de gás e petróleo no Senado. Mas, além desses compromissos, pesam nas embaixadas dos governadores a Brasília, os interesses isolados de cada estado. Wellington Dias, por exemplo, tem afundado o caminho que leva ao Palácio do Planalto, sempre acompanhado do seu mais forte aliado no governo Temer, o senador Ciro Nogueira, tentando ver se o presidente libera/autoriza pelo menos o que ele (Wellington) acha que tem direito, a parte retida, ainda pela venda da Cepisa e, claro, outros itens da receita, como a partilha de recursos da União, que também deixa nos cofres do Tesouro Federal, parte das verbas que se destinam a Estados e Municípios. O que une os governadores neste momento, tanto os nordestinos como os das demais regiões, é o cofre vazio que só ocorre porque no entendimento deles, o próprio governo federal quebra o pacto federativo quando retém a receita que não é dele. Não é sem sentido a frase do governador piauiense:  “se a União precisa de receitas, imagine quem está lá na ponta cuidando das demandas do povo". O problema é que essas receitas nem sempre são aplicadas nas finalidades que eles próprios apontam. Outro problema: pelo tempo exíguo, talvez não seja possível se resolver nada mais neste governo e o próximo, do capitão Bolsonaro, já avisou que o andor é mais embaixo, principalmente em se tratando de oposicionista.  

Capitão-deputado Fábio Abreu apoia o TCO feito por militares (Foto: reprodução internet)

Dois pesos 

A procuradora Geral da República Raquel Dodge recorre ao Supremo para evitar tirar o auxílio moradia da turma do MP. Ela diz que a decisão do STF só atinge magistrados. 
Mas o efeito cascata do aumento para ministro beneficia, sim a todos, magistrados, procuradores, promotores. 
Não é?

Lá vem! 

Órgãos de controle e de investigação estão no rastro dos donos de 300 mil CPFs no país inteiro. São daqueles e daquelas bacanas que fazem ostentação de sinais exteriores de riqueza em suas redes sociais. Estão a procura de bens amealhados com recursos públicos. 
No Piauí são quase 10 mil e 16 mil no Maranhão. 
A maioria dos donos desses cpfs é de agentes públicos. 

Prazeres 

Os investigadores dispõem, concomitantemente, das imagens dos bacanas (homens, mulheres, gays, de todos, enfim, que ocuparam ou ocupam cargos públicos) nas redes sociais exultando riqueza. 
Viagens caríssimas, carrões e imóveis. 

Delação 

Laranja vai abrir o bico para não se estrepar. Essa investigação já sinaliza com o que o futuro Ministro da Justiça Sérgio Moro vai desenvolver. 

Vidro fumê

Lembra da sugestão da coluna: operação vidro fumê, para o policial parar os carrões acima de 150 mil que circulam na cidade, para ver quem são os proprietários?
Pois tá na hora de deixá-los bem escondidos. 

Turma do batom 

E, assim, também haverá um foco nas hoje milionárias madames que ostentam vestidos de grife acima dos R$ 20 mil, bolsas e sandálias/sapatos igualmente caros.
Quando, antes de chegarem ao poder, nem na Marisa ‘de mulher para mulher’, podiam entrar.

TCO

Fábio Abreu, que já conta como certa a sua volta ao cargo de secretário de Segurança, já mostrou que é a favor que policiais militares façam o TCO, na ausência de delegado civil. 
Os delegados civis são contra. Ou eram contra?

Lagoa?

A cidade de Lagoa Alegre, a 82 km de Teresina, tem esse nome em razão de uma lagoa em parte de sua área urbana. A lagoa pode ter sido alegre, mas agora está triste e se nada for feito nem será nem alegre nem triste, porque simplesmente vai deixar de existir. 
A lâmina d’água diminui a olhos vistos.

Sinalização

O governo do Piauí deve uma manutenção de estradas digna de nota em sua malha viária, mas poderia, já que não consegue manter as rodovias em bom estado, ao menos cuidar melhor da sinalização horizontal das vias. 
É perigoso trafegar à noite pelas estradas estaduais do estado. 

Maconhômetro

A Câmara de Vereadores de Timon deve estar cheia de maconheiros a ponto de o vereador Tuá chegar a pedir que se instale na porta da casa dos vereadores um ‘maconhômetro’.
Ludwig Almeida mostra em seu blog que Tuá não cita ninguém, a priori.

Refis

Finalmente, passou ontem na Assembleia Legislativa o projeto do Refis estadual. 
Agora, a oposição vai correr para judicializar essa questão, apontando como conduta vedada por Wellington Dias.

Coisa séria

Diz-se que alguns cavalos, usados na caminhada até o parque de exposições, receberam choques no passeio da avenida João XXIII. Possivelmente fios descascados dos postes. 
Isso é muito sério até porque já se registraram casos em que pessoas morreram carbonizadas com a descarga elétrica nos postes públicos.

Ping-Pong

Os devotos do homem

Campanha eleitoral de 2018. Marcos Damasceno é entrevistado em rádio AM de São Raimundo Nonato-PI, sobre a PI 144 (asfaltamento para Dom Inocêncio-PI), obra que está parada; a empresa que ganhou a licitação foi a Jurema. O radialista cita um movimento político que diz: "Dom Inocêncio sem asfalto, Dom Inocêncio sem voto". 

O radialista: “o que o senhor acha disso? Isso vai acontecer?”
Damasceno: “Em Dom Inocêncio, Wellington Dias não tem votos; tem devotos”.

Expressas

Os contribuintes que estão em débito com o IPVA, ICMS e ITCMD e taxas do Detran podem negociar a regularização desses débitos a partir de hoje.

A novidade é que os contribuintes inscritos no Domicílio Tributário Eletrônico (DTe) não precisam mais ir a uma Agência de Atendimento da Sefaz para fazer essa negociação.

A decoração de natal de Teresina será entregue nessa quarta-feira, a concentração será no Parque da Cidadania e avenida Frei Serafim.

Comente

Pequisar