Marasmo oficial

Marasmo oficial

O quarto governo de Wellington Dias começou sem alarde e do mesmo jeito que terminou o terceiro: sem novidades, a não ser, até aqui, a presença de uma nova vice-governadora, Regina Sousa. No mais, o petista assinou um decretão mantendo nos cargos os atuais ocupantes, deixando para montar o governo somente após a retomada dos trabalhos no Legislativo estadual, nos primeiros dias de fevereiro. Se não esticar para março, abril... Com a decisão de manter tudo como está e fazer de seu quarto mandato uma novidade que seja após um mês de gestão, o governador parece querer dar razão àquela ideia de que no Brasil tudo começa apenas depois do carnaval. Parece ser este o rumo do governo do Piauí para os próximos meses: ir tocando a máquina de tal modo que novidade mesmo somente em março, após a folia. Não que isso seja bom ou ruim, mas se o governo estadual quer realmente apresentar uma novidade, poderia aproveitar esse mês de janeiro para aprontar um pacote de medidas que resultem num enxugamento dos gastos em prazo maior. Isso terá um enorme efeito positivo e vai demonstrar a boa vontade de se fazer algo realmente novo doravante. 

Deputado Júlio Arcoverde pressiona governador para mudar o jogo na eleição no legislativo (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Pressão

Soou estranho a divulgação quase que simultânea de queixas do deputado estadual Júlio Arcoverde e do senador Ciro Nogueira, sobre a condução do processo de eleição na Assembleia Legislativa. 
Como que colocando a faca no peito do governador, os dois Progressistas, exigem que Wellington aja.
Em beneficio de Helio Isaias, naturalmente.

Sequelas? Em quem?

Em matéria no Cidade Verde, Júlio Arcoverde diz que se Wellngton Dias não agir a eleição vai deixar sequelas. 
Júlio e Ciro sabem de cor a operação de somar, e por isso, contabilizam já 18 votos para Themístocles. 
Mas querem o consenso, desde que seja em torno de Hélio Isaías.

Esquisitice

Na campanha eleitoral Ciro Nogueira não só se fartou de votos pelo dinheiro federal – de vários órgãos públicos – derramados em prefeituras como se beneficiou das ações do governo estadual. Ganhou mais um mandato. 
Mas curiosa e, repentinamente, nem bem fecharam-se as urnas, ele passou a cutucar o governador.

Os cortes

Em carta lamuriosa, que só perde para a de Waldick Soriano, Ciro sugere que Wellington corte cargos e órgãos, enxugue a máquina, demita todo mundo. 
Naturalmente que deixando os seus, tanto que todos continuam nas tetas do governo.

Festa

No apagar das luzes do ano fiscal, em 31 de dezembro de 2018, o Estado liberou o pagamento de muitas emendas orçamentárias impositivas dos deputados estaduais. Todas, para eventos. Beleza, a festa iria rolar solta.

Ressaca

Tudo bem, tudo ótimo, festas animadas, até chegar o primeiro dia útil do ano novo, quarta-feira, 2 de janeiro. Quando os beneficiários das emendas - prefeitos, empresários de entretenimento etc. - foram ao banco sacar o dinheiro, uma surpresa desagradável: o Estado pagou dia 31, às 15 horas e estornou todos os pagamentos à meia-noite.

Na mão

Esse relato de decepção completa foi feito pelo prefeito de Lagoa de São Francisco, Verodiano Melo, um dos atingidos por essa artimanha do governo.
O prefeito garante que não está sozinho nesta infelicidade financeira.

Mais um

O prefeito de Alto Longá, Henrique César, foi outro que viu a festa virar ressaca. Feliz da vida com a ordem bancária na conta, não viu a cor do dinheiro quando o empresário da banda contratada para a festa de réveillon foi receber o pagamento.

Sem acesso

Fiscais da Vigilância Sanitária de Parnaíba foram impedidos de entrar nas instalações da Agespisa para averiguar denúncias de má qualidade da água. Desde o final de dezembro, a Prefeitura de Parnaíba trava uma queda de braço com a concessionária estatal dos serviços de água e saneamento.

Capital?

A querida Elvira Raulino batizou Altos de “a capital da manga” e, de fato, até hoje se pode comprar mangas à margem da BR-343, mas no último censo agropecuário, a cidade a 40 km de Teresina ficou apenas em sexto lugar entre os maiores produtores de manga do Piauí.

Ranking

O Censo registrou que é Amarante a maior produtora de manga do Piauí, seguida por Conceição do Canindé, Morro do Chapéu, Parnaíba e Monsenhor Gil.

Ping-Pong

O judaico cristão 

Os professores Apurian e Baú ficaram muito preocupados ao ouvir o discurso de Bolsonaro, onde o presidente disse que os brasileiros são de origem judaica-cristã.

Apurian: “Rapaz não vejo nenhum brasileiro que se enquadre naquela religião judaica cristã que o Bolsonaro citou na posse

Bau: “Pois só no Piauí eu conheço dois: o JVC e o Joselito Aquino, que até tomaram banho no rio Jordão.

Expressas

Estão abertas as inscrições para o concurso público para o cargo de professor  da UFPI. As remunerações variam de R$ 2.236,31 a R$ 9.600,92.

Em comemoração ao Dia de Reis, hoje e amanhã, vários grupos irão levar apresentações de reisado e muita música para o Parque da Cidadania e ao povoado Taboca do Pau Ferrado.

As inscrições para a Colônia de Férias do Parque Lagoas do Norte estão abertas até a próxima sexta-feira.

Comente

Pequisar