Novos desafios

Novos desafios

Ontem tomaram posse os novos parlamentares. No Piauí, 30 deputados estaduais eleitos e reeleitos, que já na segunda metade de fevereiro, devem se debruçar sobre a reforma administrativa que o governador Wellington Dias (PT) deve encaminhar – mais uma entre tantas que ele fez ao longo das três vezes anteriores em que governou o Estado. Parece tarefa mais simples, porque parece haver um consenso quanto à necessidade de passar a faca na estrutura administrativa hipertrofiada do governo, aliás, engordada por iniciativa de quem agora precisa empunhar a faca para fazer um corte profundo. Se localmente há mais chances de se fazer votações sem grandes embates, na administração federal a situação deve ser mais dura – a começar pela escolha, ontem, dos presidentes das Casas do Congresso. O que vem por aí é uma discussão muito forte sobre reformas inadiáveis e cuja aprovação requer do governo do presidente Bolsonaro enorme esforço para angariar o apoio dos parlamentares e partidos. Tarefa difícil de ser feita, considerando, sobretudo, a dificuldade de se obter um consenso tão necessário quanto às reformas para que o país se desenvolva.

O secretário de Segurança, Rubens Pereira, vai a encontro com o ministro Moro (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

Carinho e atenção

Os sinceros agradecimentos às inúmeras manifestações de carinho e afeto a este jornalista, enviadas pelos amigos, leitores e internautas, pela passagem do aniversário.
É sempre bom saber o quanto se é admirado e respeitado. Por isso, retribuo com o  mesmo carinho e afeto, sempre.

Amadorismo

O que ficou dessa disputa renhida pelo poder na Assembleia Legislativa do Piauí foi a constatação de que de um lado tinha um hábil profissional e do outro, dois amadores. 
Themístocles x Ciro Nogueira/Assis Carvalho.

Comemoração

Themístocles Filho nem teve tempo de comemorar sua vitória para a presidência da Assembleia Legislativa. 
Teve que pegar avião para festejar a posse do filho, Marco Aurélio, no mandato de deputado federal.
E como tinha convidados. Mesa em restaurante brasiliense de mais de 80 convidados.

Reforma

Vai ser uma degola geral nas coordenadorias criadas dois anos atrás como mimo ao MDB e outros aliados, mas deve vir por aí uma nova dessas repartições. A superintendência que cuida de privatização (parcerias e concessões, como prefere o governo) deverá ser transformada em uma coordenadoria.

Escapou

A Fundação Cepro escapou de ser degolada na reforma administrativa. Seguirá existindo, possivelmente com a escassez de recurso dos últimos tempos, mas possivelmente reforçada por algumas ações antes realizadas pela Seplan.

Infraestrutura

Havia a ideia de se enxugar as estruturas administrativas da administração direta que cuidam de infraestrutura, mas não há quem fale sobre o fim de secretarias como as de Cidades e Infraestrutura. O certo é que a Secretaria de Transportes deve seguir existindo, mais poderosa do que nunca.

Fim

Uma secretaria que pode ter seu fim decretado é a de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis. É que no Piauí a única coisa que andou para frente foi a parte final da sigla da pasta, e ainda assim sem que o governo fizesse grande esforços, a não ser anunciar que ajudou.
Ah, engordou os bolsos de quem por lá passou.

Fala, Wellington

Wellington Dias conseguiu adiar para terça-feira a leitura de seu relatório anual e mensagem para os deputados estaduais. Mas voltou atrás e vai fazer o discurso na segunda-feira, 4 de fevereiro.

Limite

Segunda-feira, Wellington Dias deve aproveitar sua ida à Assembleia Legislativa para, no primeiro contato com a nova composição da Casa, anunciar as medidas de reforma administrativa que pretende anunciar até 15 de fevereiro.

Com Moro

O pedido de adiamento era para abrir espaço na agenda para que o governador se reunisse com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Agora, quem representará o Piauí na reunião que debaterá a nova Lei Anticrime será o secretário da Segurança, Rubens Pereira.

Serenidade

Com a eleição de Themístocles Filho (MDB) decidida com antecedência e a votação sendo meramente uma formalidade, não houve em 2019 a explosão de alegria do correligionário do presidente, deputado estadual João Madison. Mas memes com vídeos e imagens animadas (GIFs) do deputado estavam ontem em todos os grupos de WhatsApp.

Voltas

O mundo dá voltas, como se sabe. Quatro anos atrás, Fabio Novo (PT) foi derrotado por um voto para a Presidência da Assembleia. Ontem, sem que houvesse disputa, ele foi escolhido primeiro secretário da Mesa Diretora presidida por Themístocles Filho, que lhe impingiu a derrota.

Hermes

Ontem, na posse dos 54 novos senadores, um piauiense estava na tela da TV Senado. O jornalista e apresentador Hermes Coelho, da TV Senado, foi quem ancorou a transmissão da solenidade dos novos integrantes da Casa.

Dead line

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Leste (SDU-Leste) deu ultimato para que a empresa Getel diga se pode ou não cumprir o contrato para a execução da obra da avenida Ulisses Marques, paralisada há três meses. Se não apresentar soluções, o contrato será desfeito.

Ping-Pong

A prova do crime

Em uma delegacia do interior do Piauí, pelos idos dos anos 50, o delegado convoca um rapaz que ‘mexeu’ com uma moça de família. Tal atitude teria que resultar em casamento. A moça também vai e conta sua história.

O delegado: “Tem como provar a sua história?”
A moça: “Tenho. Onde a gente fez o negócio tinha uma pedra”.
O delegado: “Pois vá pegar a pedra”.
O delegado (depois que a moça se afastou): “Você acha que ela traz a pedra?”
O rapaz: “Traz nada, doutor. Lá onde a gente ficou tinha um monte de pedras”
O delegado: “Moça, volte que ele já confessou o delito”.

Expressas

O Instituto de Previdência do Município registrou mais de 11 mil atendimentos só no mês de janeiro de 2019.

A Ponte Estaiada, localizada na zona Leste de Teresina, ficará iluminada nas cores laranja e azul, nos dias 3 e 4 de fevereiro.

A iluminação especial do ponto turístico acontece em alusão ao Dia Mundial do Câncer, celebrado no dia quatro deste mês.

Comente

Pequisar