A ira dos suplentes

A ira dos suplentes

Tem-se comentado muito que o problema no voo do governador de São Paulo para cá, anteontem, não pesou, como se noticiou, no impedimento de sua ida a Assembleia Legislativa para entregar o projeto de reforma. Até porque, em se tratando de um calhamaço de papel, poderia ser entregue por qualquer secretário, o de governo, Merlong Solano, por exemplo. O que se diz é que está havendo uma briga surda, nos bastidores, entre os suplentes de deputados que esperavam a convocação, e, agora, o governador diz que não chamará nenhum deputado para cargos no executivo. Tem suplente, que já foi deputado, passando – como eles se queixam – muitas necessidades. E alguns deles são do PT, partido do governador. Wellington só quer tratar dessa questão daqui a alguns meses, porque, decididamente, não tem caixa para bancar essa farra de convocações. No seu terceiro governo, ele chegou a emplacar 15 suplentes, metade da composição da Assembleia Legislativa. Essa dificuldade não se aplica ao primeiro suplente, Bessá Filho, que deverá ser chamado para o lugar de Júlio Arcoverde que, numa inusitada decisão, ou, como se diz, após um misterioso acordo entre o prefeito Firmino Filho e o senador Ciro Nogueira, deverá ocupar o insípido cargo de secretário de Esportes e Lazer (Semel), da prefeitura de Teresina. Não pesam aí os requisitos, porque a afinidade que o deputado pode ter nessa tarefa é apenas porque foi dirigente de clube de futebol. Está em jogo, portanto, a sucessão municipal que, embora só vá ocorrer em 2020, os personagens já se mexem na formatação dos acordos. Júlio, entretanto, parece aceitar o a empreitada correndo risco até de manchar sua imagem em troca de pouca coisa porque o próprio eleitor decididamente entende isso como uma jogada puramente eleitoral.

Fábio Sérvio deixa antever que Jair Bolsonaro pode mudar de partido depois do escândalo dos candidatos fantasmas no PSL, com recursos do fundão (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

O deputado na Semel

Do alto de sua expertise como dirigente do River, que seguramente, ele próprio nem sabe em que tempo foi, Júlio Arcoverde vai ocupar o cargo de secretário de Esportes e Lazer da prefeitura de Teresina. 
É capaz de não terem avisado a ele que essa secretaria é tão insignificante que funciona num cômodo, bem parecido com ‘quarto e sala’.
Isso não é nada, não é nada, não é nada mesmo.

Primeiro sinal

Na Assembleia Legislativa se dizia ontem que a ida de Júlio Arcoverde para uma secretaria municipal para abrir vaga para o primeiro suplente de deputado estadual seria o primeiro sinal de descontentamento de Ciro Nogueira com o governador. 
Como que sinalizando que pode seguir com Firmino.

Terrorismo

Anos atrás, nos Estados, um idiota brasileiro disse, querendo fazer graça com o policial que revistava um pacote, ao passar na aduana, no aeroporto, que carregava uma bomba. 
Não deu outra, ali mesmo ele foi imobilizado, tratado como terrorista e amargou por um longo período na prisão.

Ato de idiota

A polícia do Piauí não pode deixar barato essa história de que haviam preparado uma bomba para explodir na hora que o governador Wellington Dias chegasse à cidade de Valença, e tem que identificar e prender imediatamente os idiotas que inventaram que o vidro de perfume, no formato de uma granada, era uma bomba.

A lei

A Polícia precisa ver em que grupos essa história de bomba circulou e interrogar todos. 
E aplicar antiterrorismo. Porque está dentro dos requisitos da lei 13260/16.
No artigo 2, paragrafo 1º, inciso I, diz claramente em que situação se deve aplicar a lei. No caso da brincadeira de Valença ficou claro a ameaça, ainda que através de um artefato falso.

Pesquisa para quê?

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, que também é presidente do MDB em Teresina, afirma que o partido vai fazer pesquisa para saber se lança candidato à prefeitura da capital.
De acordo com o deputado, tudo na vida só se faz depois de ver se tem viabilidade. “Não adianta ser candidato com pouco voto”, diz.

Pesquisa de qual candidato

Na verdade, Themístocles quis dizer que o MDB deve realizar pesquisa para saber qual nome lançar para o comando da capital. Ele tem a sua disposição o presidente da Câmara, Jeová Alencar, que hoje é um tucano no MDB.
Tem Dr. Pessoa, cuja candidatura ainda estremece o palácio da cidade.
Tem ainda o vereador Luiz Lobão, nome experiente, um político velho com aspecto de novidade.

Foi marcar lugar

Por falar em Themístocles, foi só o prefeito de Teresina, Firmino Filho, acenar uma reaproximação com Jeová Alencar e pedir que ele permaneça no PSDB, que Themístocles foi marcar lugar na Câmara.
Amanheceu tomando café com Jeová falando da amizade dos dois.

Jair fora do PSL

Fábio Sérvio chegou de Brasilia e já deu motivo para manchete na mídia. 
Ontem,  no O Dia News da O Dia TV, ele mandou uma mensagem aos bolsominions: “o nosso partido é o Brasil”.
Dito isso, e falando do escândalo da verba do PSL para candidatos laranja, Sérvio deixou nas entrelinhas que Jair Bolsonaro muda, já já, de partido. 
E seus seguidores também.

Todos querem

Repetindo o que já disse, que não busca ocupar cargos, mas fazer parte do processo, Fábio Sérvio criticou a ganancia dos deputados federais e senadores do Piauí por cargos.
Quando indagado sobre quem estaria querendo se alinhar ao governo Bolsonaro, Sérvio foi claríssimo: “Todos”.

Ping-Pong

Conversa de assessores

No aniversário deste colunista, quinta feira (07/02) no Coco Bambu, conversam os assessores Charles, do Deputado Júlio César e Samuca, do ex-deputado Paes Landim. Já beira as duas da manha. Na mesa ao lado, retiram-se do recinto o ex-deputado Robert Rios e o ex-governador Wilson Martins. 

Samuca: “Meu amigo, também já vou! “
Charles: “Por que, rapaz?”
Samuca: “Se os desempregados já estão indo embora, imagine eu que trabalho amanhã!”

Expressas

Quarenta e três professores aprovados no último processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação, estão sendo convocados pela Prefeitura de Teresina para assumirem o cargo.  

Começa a funcionar hoje um novo binário no bairro Ilhotas, zona central de Teresina. As ruas Anísio Brito e Santa Luzia passarão a ter sentido único. 

Já estão disponíveis para consulta, no site do Nucepe, os resultados da Prova Dissertativa do concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina.  

Comente

Pequisar