Voted to submission

Por Josenildo Melo

Pensou que era infração à lei? Gostamos da lei e da mesma somos “servidores”. A expressão do título do artigo em inglês rasteiro e até mesmo de pequenos bares dos United States of América significa vocacionados à submissão. O que é submissão? É o ato ou ação de se submeter a algo ou alguma coisa; deixar dominar passivamente; uma forma de subordinação, vassalagem ou servidão. É isso que a quase totalidade da imprensa piauiense é? Certo mesmo é que em Brasília tem o ditado: “eles nunca colocam o deles”. Essa expressão surgiu quando descobriram que um ex-senador muito rico (dono de várias empresas) não colocava os seus próximos nas mesmas e sim na “folha de determinados órgãos públicos”. Desde este tempo virou algo corriqueiro nos bastidores de Brasília a expressão: “eles nunca colocam o deles”. Voted to submission?

O que significa literalmente o deles? O dinheiro deles. Está acontecendo algo muito estranho na pré-campanha de Teresina? Certo mesmo é que a luta esta desigual em sua cobertura já na imprensa. Nos bastidores chama-se de X o discreto e Y o exposto? Certo mesmo é que a profissão de professor de Direito está complicada. Nas faculdades e boas universidades os bons professores se esforçam pra pregar o correto e de acordo com a lei e na vida cotidiana quem tem a caneta pra tomar decisões contra quem fere as leis não tomam essas decisões? Acontece o que anteriormente foi dito em artigo recente: o arcabouço estrutural vigente não é brincadeira. Mete medo. Vocês pensam que autoridades da lei não possuem medo? Muitos em off revelam isso. Possuem filhos, filhas, irmãos, irmãs, netos; e quem vai garantir proteção a este exército de pessoas? Sem falar em convites explícitos que nada mais são do que coaptação?

Vamos voltar ao título do artigo. Que vocação estranha essa da quase totalidade da imprensa piauiense de ser submissa? Por que não procuram sobreviver com suas próprias rendas? A dependência total do Estado está tornando as disputas desiguais? Por que você mesmo não responde nobre escritor? Meu bom leitor na hora de escrever nos tornamos muito mais filósofo do que Jornalista. NUNCA se viu tanta pressão sobre Jornalistas como na época atual? Você já parou pra pensar: Jornalista perseguindo Jornalistas? E quem vai na contra mão da maré é tratado de tantos adjetivos sabia? Mas você publica verdades e continua saindo seus artigos nos portais? Nos portais? No Influente e Conceituado Portal AZ. Faz tempo que paramos de enviar pra outros, pois com certeza os mesmos não sairiam. Graças a Deus, a força da Igreja e a boa amizade com Arimatéia Azevedo os artigos continuam sendo publicados. Eis a realidade da vida!

Como sair da submissão? Tantas empresas pequenas ou médias querendo anunciar e nada dos departamentos comerciais da imprensa piauiense se movimentar? Seria uma forma de manter a independência editorial de seus veículos de comunicação social e que são concessões públicas. Estão querendo tomar à força a Prefeitura Municipal de Teresina? Liberdade de Expressão é essencial. Tem programas fazendo “propaganda explícita” a um candidato? E a máxima: dura Lex sed Lex? Até  estudante do primeiro ou segundo período de direito está a perceber que a luta esta sendo desigual.

Comente

Pequisar