Coleção Gritamor traz joias comemorativas para o Festival de Inverno de Pedro II

A coleção foi desenvolvida especialmente para o evento

Por Alexandra Teodoro,

A joia comemorativa do Festival de Inverno 2019 recebeu o nome de Gritamor. A coleção foi desenvolvida especialmente para o evento, através de uma consultoria do Sebrae a joalheiros e designers locais. 

Gritamor é um trocadilho, referência à Lenda do Gritador. Foram desenvolvidas três peças que fazem alusão Anahi e Porã, personagens dessa lenda. Dizem que lá pelas bandas onde viviam os Tabajaras, nas altas serras azuis ao norte, entre o Piauí e o Ceará, uma linda cunhã, Anahí, filha de Iberê e Nadi, perdeu-se de amor por Porã.

Joia comemorativa do Festival de Inverno 2019 (Foto: divulgação)

O corajoso rapaz Crateús, todos os dias, subia as serras para se encontrar com a bela Anahí. Porém, um dia, o bravo guerreiro não apareceu mais, e, assim se sucederam todos os outros dias que se passaram... A pobre moça, desolada, corria para os penhascos, todos os dias, e gritava o nome do amado na esperança de encontrá-lo. De tanto gritar por Porã, Anahí foi definhando a cada dia, e a cada dia, menos da bela jovem se podia ver.

Mahira, compadecido pela dor que consumia a beleza da jovem, amenizou o sofrimento criando um vento que subia o penhasco todas as vezes que o desespero dela tomava conta do vale chamando por Porã. Dali pra frente, todos os dias, ao chamá-lo, uma brisa suave se erguia, ganhava força e, através dos matões ia encontrar-se com a bela cunhã, acariciando seu rosto e sussurrando, docemente, em seus ouvidos, ANAHÍ. Era o penhasco devolvendo o amor perdido de Anahí.

A Jóia pode ser apreciada e adquirida no Estande do Sebrae e com joalheiros locais.

Comente

Pequisar