Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta no Encontro dos Rios neste domingo

Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta no Encontro dos Rios neste domingo

Por Redação do Portal AZ,

A Orquestra Sinfônica de Teresina retorna, neste domingo (21), ao Parque Encontro dos Rios, zona Norte da capital, com o projeto Sinfonia nos Bairros, para uma apresentação gratuita, a partir das 10h30. O projeto faz parte do calendário cultural da cidade. 

Pela primeira vez no Encontro dos Rios, após a reforma do ano passado, a OST visa, de acordo com a Prefeitura de Teresina (PMT), levar educação musical aos pontos marcantes das mais diversas regiões da cidade. “O projeto Sinfonia nos Bairros foi uma forma de entretenimento que encontramos para também educar musicalmente a população e lhes apresentar a música erudita e de orquestra”, explica o maestro Aurélio Melo.

Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta no Encontro dos Rios neste domingo (Foto: Luciano Klaus)

O Parque Encontro dos Rios, no bairro Poti Velho, é o local onde os dois maiores rios do Piauí se encontram, criando um contraste raro, quando o rio Poti e o rio Parnaíba demoram a se misturar. A diferença de composição, a taxa de acidez, a temperatura de fluxo e a densidade é o que evita a mistura dos dois quando se encontram.

O bairro Poti Velho é o mais antigo de Teresina, mantendo características de um bairro calmo, com vias estreitas e arborizadas, com muita influência da pesca e do artesanato, e grande foco no polo cerâmico e na pescaria, tanto para lazer como para consumo, de acordo com a PMT.

(Foto: Luciano Klaus)

A OST é mantida pela Associação dos Amigos da Orquestra Sinfônica de Teresina com a ajuda da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Segundo a PMT, desde a sua criação, em 1993, a Orquestra se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira, tendo a primazia de transpor as melodias de grandes compositores populares, para a grandiosidade do som sinfônico, com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.

Comente

Pequisar