Caravana Brincante promove momento de lazer e aprendizagem

Durante o final do mês de outubro e novembro a ‘Caravana’ percorrerá vários bairros da capital

Por Redação do Portal AZ,

Com finalidade de contribuir e propagar o teatro de bonecos através da sua história, o Grupo de Teatro de Boneco Mamulengo Fantochito levará o projeto ‘Caravana Brincante’ em cinco bairros da capital promovendo a realização de oficinas de criação e manipulação do teatro de boneco popular nordestino.

Foto: Divulgação

A ‘Caravana Brincante’ será lançada na Praça Pedro II, na próxima sexta-feira (19), às 18h e percorrerá os bairros: Cidade jardim (zona Leste), Vila Irmão Dulce (zona Sul), Vila da Paz (zona Sul), Universidade Federal do Piauí – UFPI (zona Leste) e Teatro João Paulo II – Dirceu (zona Sudeste).

O projeto foi idealizado pelo Mestre Bonequeiro Afonso Miguel que há mais de 40 anos criou o primeiro grupo de teatro de bonecos de Teresina. O grupo já viajou vários estados do Brasil realizando oficinas e participado dos maiores festivais de teatro de bonecos mundiais onde esteve durante uma temporada de 15 anos pela Europa em Portugal, Espanha, Holanda, França, Bélgica.

A ‘Caravana’ tem o patrocínio da lei de incentivo pela lei de isenção fiscal Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) / Secretaria de Cultura do Piauí (Secult-PI), patrocínio Armazém Paraíba, que foi comtemplado para ser executado na última semana de outubro e todo o mês de novembro de 2018.

“É gratificante quando podemos levar um pouco desta arte para as pessoas. O mundo dos bonecos de Mamulengo é rico tanto culturalmente quanto em história, ter a oportunidade de propagar esta arte é maravilhoso”, descreve Afonso Miguel, idealizador do projeto.

Oficina Criação De Bonecos

A oficina é objeto de informação e formação de pessoas que buscam aprender um oficio milenar que faz parte das manifestações populares. O desenvolver da oficina se propõem a dar orientação para compreender a história do teatro de Bonecos. O trabalho visa possibilitar o exercício do “fazer com as mãos”, ou seja, realizar o trabalho artesanal que o teatro de bonecos exige do pretenso bonequeiro. Além de mostrar o trabalho de criação do espetáculo a parti dos bonecos criados e construídos na oficina, com o objetivo final de mostra para o público com o resultado do trabalho realizado na oficina.

Metodologia

Utilizando de uma metodologia pratica abordamos desde a história do teatro de bonecos no mundo a nossa história no Piauí e concluímos com uma mostra do resultado feito pelos participantes em forma de espetáculo seguido pelo nosso espetáculo onde fechamos o ciclo.

“Concluindo estas etapas deixaremos a semente do fazer com as mãos e relevante conhecimento sobre o teatro de bonecos na escola e participantes em geral”, avalia Afonso.

Cronograma ‘Caravana Brincante’ em Teresina

Dia 19 de outubro - Lançamento do projeto – Praça Pedro II, às 18h, Teatro 4 de Setembro;
Dias 25 a 29 de outubro - Coletivo de Teatro Jovens em Cena (COTJOC); Cidade Jardim (zona Leste);
Dias 06 a 09 de novembro - Projeto Social Centro da Juventude Santa Cabriin; Vila Irmã Dulce (zona Sul);
Dias 12 a 19 de novembro - Escola da Vila da Paz (zona Sul);
Dias 20 a 22 de novembro - Centro de Arte Feira Agroecológica, Universidade Federal do Piauí (UFPI);
Dias 23 a 25 de novembro - Teatro João Paulo II, bairro Dirceu (zona Sudeste).

Comente

Pequisar