Escritora piauiense lança livro em Brasília depois de atingir meta em financiamento coletivo

A piauiense, que agora reside na capital federal do Brasil, lança hoje (15) “Ela não é mulher pra casar”

Por Valéria Amorim,

“Ela não é mulher pra casar”, assim é intitulado o quarto livro da escritora Vanessa Teodoro Trajano. A obra é um exemplo de que muitas vezes os autores não tem condições nem apoio financeiro necessário para lançar um livro e acabam procurando alternativas.

Vanessa Teodoro Trajano (Foto: Arquivo Pessoal)

“O jeito foi ceder ao famoso financiamento coletivo, que é basicamente uma pré-venda”, explica.

A piauiense, que agora reside na capital federal do Brasil, lança hoje (15) “Ela não é mulher pra casar” no café Martinica, em Brasília, a partir das 19h. Vanessa conta que o livro já estava pronto, mas por conta do mestrado acabou deixando para lançar o livro apenas neste ano.

“[O ano de] 2018 foi um ano difícil pra todo mundo - pra quem é artista então, nem se fala. As editoras fechando as portas, com problemas de calote em relação às livrarias. Passei muitos percalços para poder publicar o livro, até mesmo um contrato com uma agente literária que de nada valeu”, relata a artista.

A escritora colocou o projeto no Catarse para arrecadar a meta (no caso sete mil) em dois meses. Caso contrário ela teria que devolver o dinheiro ou você devolve o dinheiro. 

“Depois que coloquei [o projeto] no ar, não dava mais para voltar atrás. Havia colocado esse porque uma pessoa disse que iria me ajudar com os patrocínios, mas no fim das contas a mesma não cumpriu sua parte do combinado. O jeito foi botar a na mão na massa e trabalhar nisso sozinha”, diz.

Vanessa conta que trabalhou os três turnos e falava individualmente com uma média de 100 pessoas por dia para obter cinco ou 10 apoios diários. Com isso, ela acabou conseguindo bater a meta em um mês e meio. 

Foto: Reprodução

“Agradeço imensamente a todos que colaboraram e os que ajudaram compartilhando o meu projeto”, diz a escritora.

O livro “Ela não é mulher pra casar” contará ainda com um lançamento em Teresina e outro em Salvador ainda para esse semestre.

Sobre o livro

“Ela não é mulher pra casar” é o quarto livro de Vanessa Teodoro Trajano. Com personagens empoderadas ou que beiram à loucura, os contos permeiam o universo do erotismo e da psiquê humana.

“Trata sobre mulheres que fogem, de forma consciente ou não, dessa antiga e persistente segregação de que algumas são pra casar e outras nem tanto”, explica a autora.

Além de ter sido feito através do financiamento coletivo do Catarse, o livro obteve outras colaborações. 

Sobre a artista

Natural de Teresina, Vanessa é ainda professora de língua portuguesa com mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí. Participou do projeto Arte da Palavra promovido pelo SESC em 2017, em que viajou por diversas cidades do Brasil como palestrante e oficineira, e do 25ª Encuentro Internacional de Mujeres Poetas na Colômbia em 2018. 

Possui ao total 10 publicações, entre antologias e obras individuais, as quais se destacam: Mulheres Incomuns (2012, contos), Poemas Proibidos (2014) e Doralice (2015, romance). 

Comente

Pequisar