Jornalista Francisco Garcia fala sobre palestras para jovens e comenta luta contra o HIV

Entrevista foi concedida ao AZ Notícias na manhã desta quinta-feira no Parque da Cidadania

Por Marcelo Gomes,

Com mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, o jornalista Francisco Garcia é considerado, atualmente, um dos maiores influenciadores digitais do Maranhão. Com 27 anos, Francisco Garcia já trabalhou como apresentador na ex-TV Rio Balsas, afiliada à TV Globo e TV Boa Notícia, afiliada à Rede Vida, em Balsas (MA). 

Jornalista Francisco Garcia realiza palestras sobre HIV (Foto: reprodução Instagram)

Em julho deste ano, o jornalista surpreendeu seus seguidores ao anunciar que é portador do vírus HIV. Apesar do diagnóstico, que para muitos é considerado sentença de morte, Francisco “fez do limão uma limonada” e passou a palestrar para jovens e adultos em escolas abordando esse assunto que até hoje é um tabu na sociedade. 

Francisco Garcia fala sobre sua vida e luta contra o HIV (Reprodução AZ Notícias)

Em entrevista ao Portal AZ na manhã desta quinta-feira (27), o digital influencer contou como descobriu o diagnóstico do vírus HIV e como fez dessa situação uma reviravolta em sua vida. 

“O que mudou na minha vida após esse diagnóstico foi a oportunidade de cuidar mais da saúde. Toda e qualquer doença precisa de cuidados e com HIV não é diferente. Quando eu descobri a síndrome eu praticamente me dei uma sentença de morte, porque eu não tinha conhecimento sobre o vírus. Hoje eu tenho a oportunidade de me cuidar mais, da alimentação, mas não por conta do HIV, qualquer pessoa precisar cuidar disso”.

Francisco relatou ainda o que lhe motivou assumir que é portador do vírus HIV publicamente. 

“O preconceito ele existe, se eu for mais um a apontar e não fizer nada, não teremos a mudança que a gente tanto busca. Eu decidi sair falando sobre minha história, [sobre] a prevenção do HIV, alertando outros jovens da questão do preconceito e superação. Eu estou consciente que eu não vou conseguir mudar o mundo, mas se eu for a mudança no mundo que eu quero que tanto mude, eu vou estar fazendo a diferença”, disse. 

Tio Francisco na Estrada – A festa

Ainda durante a entrevista, Francisco Garcia falou sobre a 1ª edição do “Tio Francisco na Estrada – A Festa!”, o evento acontece nesta sexta-feira (28) na boate Nordx. A balada tem o objetivo de reforçar o trabalho de Francisco que leva palestras gratuitas sobre a prevenção do vírus HIV. 

Festa acontece nesta sexta-feira na boate Nordx, zona sul de Teresina 

Assista ao vídeo da entrevista na íntegra. Além disso, acompanhe também os principais destaques desta quinta-feira (27) com Rebeca Lima e Valéria Amorim:

Comente

Pequisar