Governo Federal reconhece situação de emergência por causa de fortes chuvas em Teresina

Várias famílias foram afetadas com alagamentos e enxurradas

Por Redação do Portal AZ,

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência de Teresina e garantiu auxílio às famílias atingidas pelas fortes chuvas na capital. A decisão foi tomada depois que o prefeito de Teresina, Firmino Filho, se reuniu nesta quarta-feira (17), com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas. 

“O Governo Federal nos deu dois tipos de respostas, uma emergencial, que vai auxiliar a cidade na parte de aluguel, alimentação e limpeza. Também nos foi garantido apoio na recuperação da comunidade. Mas ainda não está claro se essa ajuda vai incluir completamente a questão da habitação, que precisa ser encaminhada diretamente para as autoridades que cuidam do Minha Casa Minha Vida”, afirma Firmino Filho. 

O prefeito esteve em reunião com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil( Foto: ascom) 

Segundo o secretário Alexandre Lucas, o Ministério do Desenvolvimento Regional atua de maneira complementar na ajuda às cidades. “Vamos reconhecer a situação de emergência assim que a documentação completa chegar ao Ministério e vamos liberar o recurso para, principalmente, restabelecimento da situação mediante aquilo que for colocado pela prefeitura nos nossos sistemas de plano de trabalho”, explica. 

Alexandre Lucas argumentou ainda que há uma legislação no Ministério do Desenvolvimento que apresenta o que pode ou não ser atendido. “Se os pleitos de Teresina se enquadrarem naquilo que é possível atender de maneira legal, o recurso será liberado o mais rápido possível. Depende muito mais da inserção da documentação, da elaboração desse plano de trabalho, porque aqui temos que fazer rápido, porque emergência não pode esperar”, conclui. 

Matérias relacionadas: 

Forte chuva alaga ruas e arrasta veículos em Teresina

Meteorologia indica chuvas na região norte do Piauí

Firmino vai decretar emergência devido às fortes chuvas em Teresina

Prefeituras continuam em alerta com intensas chuvas ao Norte do Piauí

Nível do rio Longá continua alto e previsão de fortes chuvas deixa Piauí em alerta

Fortes chuvas atingem o Piauí e deixam cidades alagadas; prefeitura decreta situação de emergência

Portal AZ recebe arrecadações para vítimas do Parque Rodoviário. Saiba como ajudar!

Morador dá detalhes sobre tragédia no Parque Rodoviário: "me agarrei a fios de energia"

Comente

Pequisar