Setut denuncia que grevistas estão impedindo saída dos ônibus e ingressa com ação no TRT

Motoristas e cobradores deflagraram greve nessa segunda-feira

Por Redação do Portal AZ,

A greve dos motoristas e cobradores do transporte público de Teresina continua nesta terça-feira (05). Com a paralisação da maior parte da frota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) solicitou, por meio de uma ação cautelar, ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) o aumento do número de ônibus circulando na cidade. 

Ônibus de Teresina (Foto: Portal AZ)

De acordo com o Setut, "o objetivo é reduzir os contratempos para a população que é penalizada devido ao não cumprimento da Lei de Greve pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro)".

O Setut ainda afirmou que "o Sintetro está fazendo piquetes nos portões de todas as garagens de transporte público, impedindo a saída dos veículos e impossibilitando que os trabalhadores consigam adentrar ao seu local de trabalho".

Já o Sintetro garante que 30% da frota está circulando na capital. Durante o período de greve, a Superintendência de Trânsito e Transportes de Teresina (Strans) cadastrou cerca 90 vans e ônibus.

Parada de ônibus (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ) 

“O sindicato e os trabalhadores estão cumprindo a ordem de serviço conforme a Lei de Greve determina que é 30% e está rodando mais de 30% porque nós estamos obedecendo a ordem de serviço que veio da Strans”, afirma o Secretário de Previdência Social do Sintetro, Francisco Souza, em entrevista ao Programa Jornal Cidade Verde (TV Cidade Verde).  

As principais reivindicações da categoria são o ajuste salarial de 8,5% e o aumento do número de ônibus na capital. Até o momento a suspensão dos serviços segue por tempo indeterminado. 

Na segunda-feira (28), uma tentativa de negociação foi feita. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Teresina (Sintetro), Fernando Feijão, os motoristas e cobradores saíram da reunião sem nenhuma proposta concreta por parte do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de passageiros de Teresina (Setut).

Terminal de Integração Itararé (Foto: Wilson Nanaia/Portal AZ) 

O Portal AZ esteve nas ruas e constatou a indignação da população com o sistema de transporte público na capital. A principal reclamação foi o aumento da tarifa de ônibus versus a falta de qualidade dos ônibus da capital (Veja aqui). Além disso, o Sistema Inthegra, implatado em março de 2018 continua sofrendo críticas dos usuários (Leia mais) mesmo após quase um ano de implantação. 

Comente

Pequisar