IBGE registra maior proporção de piauienses com renda em todos os tempos

Em 2012, no início da série histórica, o total de pessoas com rendimento era de 57,4% da população do estado

Por Redação do Portal AZ,

Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE mostraram que pela primeira vez desde 2012, mais de 60% dos piauienses perceberam algum rendimento, o que se configurou como um recorde na série histórica da pesquisa.

Foto: Reprodução/Divulgaçãorendimentos pi

Segundo apurou a PNAD Contínua, em 2023, no que se refere ao total de rendimento de todas as fontes obtidas pela população piauiense, verificou-se que 61,9% da população do estado percebeu algum rendimento.

Em 2012, no início da série histórica, o total de pessoas com rendimento era de 57,4% da população do estado.

Em 11 anos, houve um crescimento de 4,5 pontos percentuais. 

Ainda assim, o indicador do Piauí, de 61,9%, ficou abaixo da média brasileira, que foi de 64,9%. Os estados com os menores indicadores foram: o Acre (51,5%) e o Amazonas (53%).

Rio Grande do Sul e Santa Catarina obtiveram as maiores proporções do rendimento de todas as fontes entre as unidades da federação, com 70,3% e 69.4%, respectivamente de sua população obtendo alguma espécie de rendimento. 

No Brasil, em 2023, os rendimentos de todos os trabalhos eram percebidos por 46% da população, indicador superior em 8,8 pontos percentuais ao observado para o Piauí (37,2%). 

Dentre as unidades da federação, as que apresentaram maior indicador foram Santa Catarina e Goiás, com 53,1% e 52%, respectivamente. Os menores indicadores foram os do Acre e do Maranhão, com 33,8% e 35,4%, respectivamente.


 

Fonte: IBGE

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar