UFPI participa de lançamento de programa e pretende alcançar 1500 municípios na Olimpíada Nacional de Ciências

A Olimpíada Nacional de Ciências /UFPI espera alcançar a participação de mais de 1.000.000 de estudantes em todo o país

Por Redação do Portal AZ,

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do professor doutor José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da instituição e o Prof. Dr. Jean Carlos Antunes Catapreta, coordenador do projeto de extensão Olimpíada Nacional de Ciências para alunos do ensino fundamental e médio participaram do evento de lançamento do Programa Ciência na Escola (PCE), que foi realizado em Brasília, nesta quarta-feira (17), no auditório Renato Archer do Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

De acordo com o Prof. Dr. Jean Carlos Antunes Catapreta, a UFPI faz parte deste programa desde 2016, com a ONC - Olimpíada Nacional de Ciências. No ano passado alcançou a participação de 202.382 estudantes em 847 municípios de todos os estados do Brasil. “Agora apoiada de maneira mais expressiva no programa Ciência na Escola, a ONC/UFPI espera alcançar a participação de mais de 1.000.000 de estudantes e pelo menos 1.500 municípios de todo o Brasil”, explica.

Cerimônia de abertura do lançamento do Programa Ciência na Escola 

Em seu pronunciamento, o reitor da UFPI, prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes destacou a importância das olimpíadas, do conhecimento na popularização das ciências, e citou casos de ex-olímpicos da Olimpíada Brasileira de Química que hoje são estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA), da Unicamp (onde entraram sem necessidade de ENEM) e sugeriu que esta iniciativa pudesse ser replicada em outras universidades como uma das ações do programa Ciência na Escola.

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI e o Prof. Dr. Jean Carlos Antunes Catapreta

O PCE

É uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para promover o ensino de ciências nas escolas de ensino fundamental e médio.

São objetivos do PCE:

Aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica;

Promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas;

Intensificar a qualificação de professores da educação básica para o ensino de ciências;

Estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas;

Identificar jovens talentos para as ciências;

Fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado de ciências;

Incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências;

Fortalecer a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação;

Democratizar o conhecimento e popularizar a ciência.

Participaram da Cerimônia de abertura, o Ministro do MCTC – Astronauta Marcos Pontes; o Ministro da Educação (MEC), Abraham Wientiraub; o Secretário de Políticas para formação e ações Estratégias (SEFAE/MCTIC), Marcelo Morales, o Reitor da UFPI, professor Dr. José Arimateia Dantas Lopes; Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), João Luiz Figueiras de Azevedo, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Anderson Ribeiro Correia, Diretor da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões da Silva.
 

Comente

Pequisar