Prefeitura de Teresina vai preparar campeões de xadrez nas escolas

A formação vai ser conduzida pelo enxadrista profissional Júlio José, membro da Federação

Por Redação do Portal AZ,

O xadrez já vem fazendo sucesso entre os alunos das escolas municipais de Teresina há um tempo, agora a Prefeitura de Teresina quer apostar na formação de grandes campeões da modalidade. A partir deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv) e a Federação Piauiense de Xadrez, vai desenvolver um projeto de aulas aos sábados.

Foram selecionados 40 alunos do 6º ano do ensino fundamental para receberem uma formação completa em xadrez. São jovens que possuem pouco contato com a modalidade, mas demonstram talento e disposição para quatro anos de estudos aos finais de semana. As aulas acontecem na Escola Municipal Murilo Braga, mas reúnem alunos de 10 unidades de ensino.

A formação vai ser conduzida pelo enxadrista profissional Júlio José, membro da Federação. Segundo o professor, o objetivo é aprofundar o contato dos alunos com o xadrez a partir da identificação de potenciais. “Vamos prepará-los a partir das técnicas do xadrez de competição, aprimorar esses talentos”, disse Júlio.

Além de serem lapidados para competições de alto nível, os estudantes devem melhorar o desempenho acadêmico com o projeto. A ideia partiu do próprio prefeito Firmino Filho, que vê no xadrez uma ferramenta pedagógica para o ensino da matemática e de valores como respeito, disciplina e concentração.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto na Semec, Regina Soares, os benefícios estão ligados à formação integral dos jovens. “Vai contribuir com o desenvolvimento das habilidades em vários aspectos, inclusive nas disciplinas escolares a partir da intepretação, do raciocínio lógico e do foco. São alunos que já têm afinidade com a modalidade, então vamos formar campeões no xadrez e em sala de aula”, destacou.

O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma aproveitou o primeiro dia de aula do projeto para incentivar a turma. Montezuma destacou as oportunidades dadas aos alunos das escolas públicas municipais de Teresina e pediu compromisso dos aprendizes.

“Temos muitos ex-alunos que começaram a praticar um esporte na escola e aproveitaram as oportunidades para seguirem seus sonhos, como grandes profissionais de dança e atletas. Estamos agora dando um novo passo com o xadrez, apostando nos benefícios desse esporte, certos de que em breve teremos representantes nas maiores competições de xadrez do mundo”, afirmou o secretário.

Comente

Pequisar