Mostra encerra as oficinas das disciplinas diversificadas nas escolas da Prefeitura

A I Mostra Interdisciplinar irá acontecer no Teatro do Boi, nos dias 04 e 05 de dezembro

Por Redação do Portal AZ,

Alunos de 16 escolas municipais de Teresina que atuam em jornada de tempo integral e que trabalham com ações do Programa Novo Mais Educação, irão participar da I Mostra Interdisciplinar das Escolas de Tempo Integral de Teresina. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec) irá acontecer no Teatro do Boi, nos dias 04 e 05 de dezembro, nos turnos manhã e tarde.

Créditos: Ascom

O evento marca o encerramento das oficinas das disciplinas diversificadas que iniciaram nas escolas em 2017, como forma de ampliar as práticas pedagógicas e inserir a arte no cotidiano das crianças e jovens de escolas públicas.

Entre as atrações em destaque acontecerá no dia 04, as 15h a Mostra de Resultados com o espetáculo "Dança~Educação - construindo um mundo melhor", coordenado pelo Professor Mestre Roberto Freitas, com apresentação de estudantes de 9 escolas.

“A apertura acontecerá com o Cordão Grupo de Dança, em um evento grandioso, envolvendo a dança com um pensamento educativo, ou seja, a dança como um meio de integração integral de um corpo cidadão. O espetáculo irá tratar sobre valores humanos, cada escola irá destacar um valor, ressaltando toda a necessidade de se refletir sobre os valores humanos, sobre humildade, solidariedade, trabalho, ética, amor, colaboração entre outros”, diz Roberto Freiras.

Os estudantes também participaram de exposição de trabalhos nas áreas de protagonismo juvenil, com exibição de vídeos envolvendo as escolas, iniciação musical e xadrez. Todas as apresentações foram trabalhadas durante o ano em oficinas realizadas nas escolas. Na ocasião, também serão realizadas apresentações teatrais no I FESTHE, Festival Estudantil de Teatro de Teresina, organizado pela SEMEC em parceria com o produtor cultural Moisés Chaves.

“Essa proposta de disciplinas como dança, teatro, protagonismo juvenil, desenho, música e xadrez, vem de acordo com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que agora, com o recém-lançado “Novo Currículo da Rede Municipal de Teresina”, a Rede já está em sintonia com a BNCC, ou seja, a Rede Municipal de Ensino de Teresina inovando, sendo considerada a melhor entre todas as capitais do Brasil no IDEB”, explica Roberto.

Roberto conta ainda que, neste ano de 2018, com a implantação dessas disciplinas, os formadores desenvolveram ações de trabalho nas 10 escolas de tempo integral. “Eu fiquei na coordenação e na capacitação da equipe que estava ensinando a dança nas escolas, e agora é o momento de mostrar os resultados através desse grande espetáculo que irá tratar sobre esse tema que é de grande valia para se discutir na atualidade. Neste mundo que vivemos agora, na contemporaneidade, falar sobre os valores humanos está bem em voga”, conclui.

E se depender da Prefeitura de Teresina, muitas outras atividades relacionadas à arte serão desenvolvidas nas escolas municipais. O secretário municipal de Educação Kleber Montezuma é um incentivador das artes e explica que oficinas como a de dança, teatro, entre outras, cumprem um papel fundamental na educação das crianças. “A educação não acontece somente na sala de aula. A arte amplia a formação cidadã e permite um novo olhar do mundo”, afirma.

Comente

Pequisar