Sebrae marcará presença no Festival de Inverno de Pedro II

Evento começa na próxima quinta-feira (20)

Por Sebrae,

Começa na próxima quinta-feira (20) a 16ª edição do Festival de Inverno de Pedro II, cidade localizada a 195 quilômetros ao norte de Teresina. O evento, que envolve turismo, gastronomia, cultura e artesanato, seguirá até o dia 23 deste mês.

Marcio Lacerda durante lançamento do festival (Foto: Antonia Pessoa/Sebrae)

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, realizará Feira de Artesanato durante o evento, contando com 70 estandes, na Praça Domingos Mourão. Nessa feira funcionará ainda o estande institucional do Sebrae que, este ano, terá um formato totalmente inovador, além de um espaço de talkshows e também do Projeto Conheça o Piauí. 

“O Sebrae é realizador do Festival de Inverno desde a sua primeira edição. Este ano, além das mais de 150 horas de consultorias já realizadas em várias áreas, teremos também a tradicional Feira de Artesanato, Praça de Alimentação e outras ações durante o evento. A ideia é oferecer experiências diferenciadas para os turistas, marcando presença no festival de forma inovadora e somando esforços com os demais parceiros para o pleno sucesso do evento”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, para enriquecer ainda mais a vivência do turista na região, o Sebrae firmou parceria com o Projeto Conheça O Piauí. “No estande do projeto terá uma parede de rapel, além de um óculos VR de realidade virtual, que permitirá ao turista visitar as cachoeiras de Pedro II em 360°.  Realizaremos ainda, durante o evento, talk shows com temas bastante atuais”, acrescentou.

No estande institucional do Sebrae, que funcionará na Feira de Artesanato será montada uma mini fábrica de jóias, com demonstração de todas as fases de criação de uma peça, de maneira que o turista possa acompanhar de perto todo esse processo, desde a pedra bruta, passando pela lapidação, até a ourivesaria. Além disso, serão realizadas nesse espaço oficinas vivas de escultura em madeira e de tecelagem.

Na Feira de Artesanato, os visitantes poderão encontrar o melhor do artesanato feito em cestaria e trançados, tecelagem, opalas, bordados, rendas, arte santeira, biojóias, e outras tipologias. Entre os expositores estarão artesãos do Piauí – Pedro II, Parnaíba, Piripiri, Teresina e Cajueiro da Praia; e também de outros Estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Tocantins, Bahia, Santa Catarina e Ceará.

Adriana Calcanhoto e Melim são atrações confirmadas (Foto: divulgação) 

Os talk shows abordarão os seguintes temas: Necessidade de o seu Negócio ser Digital, Como Ganhar Dinheiro Usando a Internet, Os Desafios do Artesanato no Piauí e Mesa Piauí – A Gastronomia Piauiense em Destaque. 

Outras ações do Sebrae

Nas últimas semanas, o Sebrae no Piauí realizou uma série de consultorias para empresários e empreendedores de meios de hospedagem e alimentação de Pedro II e também para joalheiros.

Foram mais de 150 horas de orientações, sendo 50 horas de consultoria Cama & Café – Atendimento, Hospitalidade e Higiene Sanitária para meios de hospedagem, pousadas domiciliares e padarias; 70 horas de consultoria em engenharia de cardápio e criação de pratos para restaurantes; e 40 horas de consultoria de café da manhã para padarias, pousadas e hoteis.

Entre as ações do Sebrae se destaca ainda a consultoria para a criação da Coleção Gritamor, que serão três jóias especialmente desenvolvidas para esta edição do festival. O nome da coleção é um trocadilho com o Morro do Gritador, famoso ponto turístico do município.

A instituição realizará também o curso Garçom Vendedor, que acontecerá nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), com duração de 14 horas, sendo destinado a profissionais de bares e restaurantes. 

Mais sobre o Festival de Pedro II

Vários artistas regionais e nacionais subirão ao palco do evento nesta edição. Entre as atrações confirmadas estão Adriana Calcanhoto, Zeca Baleiro, Melim, Biquini Cavadão, Paulo Ricardo e Toni Garrido.

Os visitantes, além de conferir os shows, têm ainda a opção de passeios diurnos por trilhas, pelo centro histórico, o qual reúne dezenas de lojas de artesanato e jóias em opala; e outros locais.

Entre os atrativos turísticos, destacam-se o Mirante do Morro do Gritador, a Cachoeira do Urubu-Rei, a Cachoeira do Salto Liso e o Museu da Roça.

O mirante instalado no Morro do Gritador proporciona uma vista panorâmica da vegetação nativa e de imensos paredões de rocha.

A Cachoeira do Urubu-Rei é uma das maiores quedas d’água do Piauí, com 76 metros de altura. Já a cachoeira do Salto Liso tem cerca de 30 metros de queda d’água, formando um lago natural protegido por paredões rochosos, ideal para a prática de rapel.

O casarão do Museu da Roça guarda mais de duas mil relíquias, entre máquinas de escrever, móveis, santos, livros, discos, peças de couro, louças, cédulas, baús e eletrodomésticos. O local abriga ainda Fonte dos Desejos, Santuário da Fé, Cascata, Redódromo, e um restaurante de comidas regionais.

O Festival de Inverno é uma realização da Prefeitura Municipal de Pedro II em parceria com o Sebrae no Piauí e com o Governo do Estado.
 

Comente

Pequisar