Viagem para a América do Sul: destinos mais incríveis e experiências únicas

Na América do Sul, há muito o que se ver, viver, descobrir, experimentar e saborear. Viva o inesquecível sem deixar o continente sulamericano

Por Redação do Portal AZ,

Na América do Sul, há de tudo um pouco. São doze países com diferentes culturas, culinárias, climas, histórias, geologias, pontos turísticos, tradições e paisagens: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Foto: Divulgação.
Saiba os Melhores Destinos de Viagem para a América do Sul

Cada um deles é único. Mas, afinal, como saber quais desses países combinam (ou não) com o seu estilo de viagem? Antes de qualquer coisa, é importante saber qual é o seu estilo de viagem. 

Faça as seguintes perguntas a si mesmo antes de planejar a sua viagem para a América do Sul:

O que você mais gosta de fazer durante uma viagem internacional ? Como é a sua mala e o que não pode faltar nela? Que tipo de hospedagem você prefere? Com quem você viaja? Como é a sua alimentação? Qual a estação do ano em que você prefere viajar?

Essas respostas estão relacionadas às sensações que cada destino proporcionará a cada turista.

Confira um Checklist de Viagem Infalível: Para Destinos Nacionais, Internacionais, Praias e Inverno


Conheça os melhores roteiros de viagem para América do Sul

Separamos os destinos de viagem para a América do Sul em três grupos diferentes - para facilitar a vida de quem planeja conhecer um ou mais países sul americanos em uma viagem só. 

São eles: destinos naturais, culturais, históricos e de aventura. 

Destinos de Natureza

Se você está em busca de inspiração para destinos focados na natureza sulamericana, aqui vão algumas sugestões - mas não tenha dúvidas que, durante uma viagem para a América do Sul, natureza é o que não falta.

1. Amazônia, Brasil

A Amazônia é gigantesca em tamanho e biodiversidade - e oferece a cada um de seus visitantes uma experiência imersiva (e inesquecível) na maior floresta tropical do mundo.

Aqui, você pode, além de conhecer o Rio Amazonas (o segundo rio mais longo do mundo depois do Nilo), ter um contato próximo com a vida selvagem brasileira, incluindo, com sorte, o raríssimo boto cor-de-rosa - que está em extinção.

Participar de expedições ecológicas e visitar comunidades locais são a oportunidade perfeita para que cada turista, além de ver, também vivencie a cultura e o "modo de vida amazônico" que, por sua vez, precisa da natureza para existir.

2. Patagônia, Argentina e Chile

A Patagônia, que se estende pelo sul da Argentina e do Chile, é um território de extremos. Aqui, você encontra glaciares, montanhas e estepes - e, sim: todos eles fazem parte da mesma região. Por conta de suas diferentes latitudes e elevações, a Patagônia é conhecida por poder viver quatro estações em um só dia!

Pratique trekking em seus parques nacionais e observe a fauna local da região, que conta com pumas, guanacos e uma infinidade de aves entre suas espécies. E, falando em espécies, é aqui que viveram os maiores dinossauros herbívoros do mundo, como o gigantesco Patagon Titan - o maior dinossauro já descoberto. 

O que torna a Patagônia única? É simples: a sensação de estar no "fim do mundo" - um destino ainda dominado pela natureza e com paisagens quase intocadas pela humanidade.

3. Galápagos, Equador

As Ilhas Galápagos são famosas por sua vida selvagem única e, claro: pela história evolutiva da ilha, que ajudou Charles Darwin a desenvolver a teoria da evolução. Cada ilha conta com espécies únicas, e foi justamente a observação dessa variedade que ajudou Darwin a formular suas ideias sobre a seleção natural.

Aqui, você pode mergulhar com tartarugas marinhas gigantes, nadar ao lado de leões marinhos e caminhar entre iguanas que não têm medo algum de humanos. A ilha oferece a oportunidade perfeita para conhecer e interagir com animais que não são encontrados em nenhum outro destino - na América do Sul ou no mundo.

Destinos Culturais e Históricos

Em busca de mais cultura e mais história? Inclua, então, ao menos alguns desses destinos em seu roteiro de viagem pela América do Sul.

1. Machu Picchu, Peru

Nas montanhas do Peru e a 2.430 metros acima do mar, fica o Machu Picchu: uma antiga cidade que nos conta mais sobre a civilização Inca através de suas ruínas bem preservadas - entre elas, templos, terraços agrícolas e santuários.

Definitivamente, não é à toa que o Machu Picchu é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno - e conhecê-lo pessoalmente é uma experiência como nenhuma outra. 

Este ponto turístico permaneceu oculto para o mundo exterior até 1911, quando foi "redescoberto" pelo explorador americano Hiram Bingham. Os incas nunca revelaram sua localização aos conquistadores espanhóis e, por séculos, a cidade permaneceu escondida sob a vegetação.

2. Cartagena, Colômbia

Cartagena é uma cidade portuária da Colômbia, conhecida por suas muralhas, que cercam a parte antiga da cidade, e por sua arquitetura colonial bem preservada há anos.

Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1984, e as antigas fortificações da cidade (como o Castillo San Felipe de Barajas, por exemplo), as ruas coloridas de Getsemaní e a gastronomia local não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem por uma das cidades mais interessantes do mundo.

3. Cusco, Peru

A antiga capital do Império Inca, Cusco, é um verdadeiro portal para o passado andino. Seus sítios arqueológicos, museus e a Plaza de Armas são paradas obrigatórias para qualquer um que a visite.

A cidade é conhecida por suas próprias ruínas, como a de Sacsayhuamán, por exemplo, que era uma antiga fortaleza Inca. As heranças inca e colonial espanhola fazem de Cusco o que ela é - uma cidade única e cheia de história. 

Cusco não é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, mas poderia ser a oitava.

4. Buenos Aires, Argentina

Conhecida como "Paris da América do Sul", Buenos Aires é única. Seu repertório cultural e arquitetônico é gigantesco e, além dele, há muito o que se ver e conhecer na capital argentina - de shows de tango ao inesquecível "Caminito", museus, o Puerto Madero, a Feira de San Telmo, cafés, palácios e teatros.

A cosmopolita Buenos Aires foi a primeira grande metrópole sul-americana - e, aqui, programações culturais nunca estão em falta.

Destinos de Aventura

Aos aventureiros, aqui vão três dos destinos mais imperdíveis (e radicais) da América do Sul. Trilhas, trekking, ciclismo ou rafting? Parques nacionais, desertos ou ruínas? Aqui, você é quem decide!

1. Torres del Paine, Chile

Eis aqui um dos dez parques nacionais mais visitados do mundo, onde você encontra, além das torres, mirantes, caminhos, trilhas, lagoas, rios, icebergs e paisagens de tirar qualquer fôlego - com fauna e flora únicas.

O circuito de trekking W percorre as principais atrações do parque, e deve seu nome à união das três grandes zonas por onde a expedição acontece: o Vale de Ascencio, o Vale del Francés e o Vale del Glaciar Grey. O Circuito O, por outro lado, é uma caminhada ainda mais longa, que dura de uma semana a dez dias.

2. Vale Sagrado, Peru

O Vale Sagrado dos Incas está repleto de ruínas arqueológicas e, entre elas, estão os famosos sítios de Pisac e Ollantaytambo. Além das explorações históricas, os visitantes podem se engajar em atividades ao ar livre como caminhadas, corridas, ciclismo de montanha (mountain bike) e rafting no rio Urubamba. 

O Vale Sagrado serve como um menos concorrido, mas igualmente enriquecedor, complemento às vizinhas Cusco e Machu Picchu, deixando a história Inca viva nas comunidades locais - mas com um quê a mais de aventura.

3. Uyuni, Bolívia

Uyuni é conhecida por seu salar - o maior deserto de sal do mundo. Durante a estação chuvosa, ele se transforma em um gigantesco espelho, refletindo o céu e formando uma paisagem que não se vê todos os dias.

Deserto não é, necessariamente, sinônimo de escassez. Em Uyuni, as ilhas cobertas por cactos e a vida selvagem local, que inclui, por sinal, flamingos, poupam as justificativas dessa frase.

Conclusão

Independente de qual seja o seu estilo de viagem, você o encontrará em roteiros de viagem para a América do Sul. 

O extraordinário fica mais perto do que você imagina. Fuja do óbvio e visite destinos que ficam há poucas horas de avião do Brasil!

A América do Sul espera por você e, antes de explorá-la, adquira seu Chip de Viagem para a América do Sul, Central e Caribe da America Chip!

Fonte: América Chip

Comente

Pequisar