Engenheiros descartam risco e DER libera tráfego no viaduto da Miguel Rosa

Elevado foi interditado depois de vídeo expondo danos viralizar na internet

Por Redação do Portal AZ,

(Atualizada às 12h24)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) liberou o viaduto da Avenida Miguel Rosa, na manhã desta quarta-feira (15). O elevado havia sido interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí depois de um vídeo que mostrava avarias na estrutura viralizou nas redes sociais. 

Avarias no viaduto da Miguel Rosa (Foto: divulgação)

Segundo o órgão, engenheiro vistoriaram a estrutura do elevado e constataram que o viaduto não apresenta risco de desabamento.Os técnicos verificaram que há uma deformação no aterro da rampa de acesso ao viaduto, o que aumentou a diferença de nível entre essa e a estrutura do viaduto.  “Isso causou um impacto maior sobre a estrutura embaixo e deu um problema no concreto”, diz o diretor do DER, Castro Neto.

Diretor do DER, Castro Neto (Foto: divulgação)

O engenheiro do DER Matias Sales explica que houve um pequeno afundamento na parte superior da superfície do asfalto. “Pode ter sido por conta do movimento dos carros, pois há uma flexibilidade nas longarinas de aço. Nesse movimento das longarinas é que houve o desplacamento da cortina. No entanto, é uma viga em balanço, não tem nenhuma função estrutural e por isso não há riscos”, complementou o engenheiro.

Rachaduras no viaduto da Miguel Rosa (Foto: divulgação)

Ainda segundo o engenheiro, será feita a recuperação do pedaço que rompeu do concreto, que faz parte da cortina de contenção da rampa de acesso.“A construtora foi notificada e vamos nos reunir com eles e com o projetista para traçar um plano de recuperação do aterro e da parte em concreto, algo que será feito com agilidade. Traçado o plano, divulgaremos o início das obras”, esclareceu Castro Neto.

Major José Veloso (Foto: divulgação)

Desde que foi identificado a situação de risco, a via foi interditada pelos Bombeiros.  “Essa avaliação não pôde ser feita de imediato, portanto, como medida preventiva, o elevado foi interditado para evitar que qualquer pessoa se machucasse”, disse o major José Veloso, diretor de Engenharia do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

Entenda o caso

O viaduto da Avenida Miguel Rosa, localizado na zona Sul de Teresina, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros na noite desta terça-feira (14), depois de denúncia de falhas na estrutura. A medida foi tomada após um vídeo feito pelo produtor cultural, Chico Luís, viralizar nas redes sociais, onde ele mostra rachaduras na parte inferior do viaduto. O denunciante chega a tocar a parede da estrutura e revela que está oca. Foram encontrados alguns pedaços de concreto no chão e os ferros do viaduto estão expostos. 

(Foto: Reprodução/ Vídeo)

Matéria relacionada:

Bombeiros interditam viaduto da Miguel Rosa depois de denúncia de falhas na estrutura

Comente

Pequisar