Instituições de acolhimento a idosos recebem qualificação profissional da PMT

Instituições de acolhimento a idosos recebem qualificação profissional da PMT

Por Redação do Portal AZ,

A Prefeitura de Teresina (PMT), por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF), está realizando um ciclo de palestras e oficinas de artesanatos em algumas instituições da capital, que segundo a Prefeitura, visa a qualificação dos profissionais que atuam nas instituições de longa permanência. 

Segundo a PMT, nesta primeira etapa foram beneficiadas as instituições Flores de Maria, na zona Leste, e Manain, na zona Sul, e a meta é levar o projeto para outros locais que atuem nesta mesma área.

Imagens do projeto (Foto: Ascom/FWF)

Nesta ação, as instituições recebem uma capacitação dirigida aos cuidadores, na qual é trabalhado o aspecto técnico do cuidado com a pessoa idosa, bem como a expectativa do direito. Já na segunda etapa, são os idosos que recebem orientações de como trabalhar com artesanato.

Segundo a superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira, o objetivo desta ação é fortalecer a política de atenção à pessoa idosa em Teresina e surgiu após uma demanda posta pelas próprias instituições acerca da necessidade de profissionalizar os cuidadores que trabalham nos abrigos. “No ano passado realizamos o curso de cuidador de idoso, uma turma específica para essa área. E para o segundo semestre deste ano já estamos preparando um novo curso a fim de atender novas pessoas que desejam ingressar nesta área”, conta Samara Pereira.

Juntas, as instituições de longa permanência atendem 62 idosos, e os serviços são totalmente gratuitos, só que muitas pessoas que lá atuam são voluntárias, por isso, de acordo com a PMT, a Fundação Wall Ferraz está investindo na qualificação profissional destas pessoas. Este serviço também está aberto para outras instituições, para solicitar, bastar que o gestor procure a sede da Fundação Wall Ferraz, que fica localizada na Rua Coelho Rodrigues, 900 (Centro/Norte).

Comente

Pequisar