Fazendeiro piauiense será homenageado na 89ª ExpoZebu, em Minas

Em parceria com seu irmão Dalton F. Paranaguá, Hélio introduz no Piaui em 1958 as raças Nelore e Gir

Por Redação do Portal AZ,

O criador piauiense Hélio Paranaguá, está entre as personalidades brasileiras que serão homenageadas em Uberaba, MG, com a medalha do Mérito ABCZ2024.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoHélio Paranaguá, piauiense de Corrente, introduziu as raças de gado Nelore e Gir no Piauí.
Hélio Paranaguá, piauiense de Corrente, introduziu as raças de gado Nelore e Gir no Piauí.

O grande evento, de que deve participar até o presidente da República e outras autoridades, está marcado para esse sábado (04/05), às 10 horas. 

Conheça Hélio Paranaguá 

Hélio Fonseca Nogueira Paranaguá, filho do agrônomo Augusto Weguelin Nogueira Paranaguá (formado pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos) e da professora Isabel Fonseca Paranaguá, nasceu em Corrente, Piauí, em dezembro de 1929.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoOs vários momentos do fazendeiro Hélio (e sua mulher Sônia) nos eventos agropecuários piauienses.
Os vários momentos do fazendeiro Hélio (e sua mulher Sônia) nos eventos agropecuários piauienses.

Graduado pela Escola Nacional de Veterinária da Universidade Rural do Km 47 (atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), em 1957, recusa convite para permanecer na então Capital do país e retorna ao seu estado natal, determinado a dar início à saga de melhoramento genético da pecuária local, por meio do rompimento do “equilíbrio biológico”, adoção de novas práticas criatórias e introdução de raças zebuínas, sobretudo do Nelore, no sul do Piauí. 

Em parceria com seu irmão Dalton Fonseca Paranaguá, médico radicado em Londrina, adquire, em 1958, em Uberaba, as primeiras matrizes das raças Nelore e Gir, animais que deram início ao processo de soerguimento genético do rebanho piauiense. Desde 1958 seus animais vêm sendo anualmente registrados na ABCZ, entidade que teve a honra de integrar, como Conselheiro Consultivo (pelo Piauí) durante mais de 30 anos. 

Ainda na década de 1960, dá início a programa de empréstimo de tourinhos para pequenos criadores, iniciativa que garantiria também o melhoramento genético do rebanho daqueles sem os meios necessários para adquirirem animais de linhagem.   

Introdutor, ainda nos idos de 1960, de atualizadas técnicas de manejo, novas pastagens e mineralização do rebanho, foi o primeiro cliente da Tortuga no Nordeste. Em seu constante empenho pelo aprimoramento da pecuária piauiense, foi pioneiro na introdução da inseminação artificial, bem como o primeiro no Piauí a realizar, em sua Fazenda Miridan,  transferência de embriões, em 1997.

Ao longo de quase setenta anos, tem-se dedicado, como criador de destaque, à promoção da pecuária de seleção, trabalho que logrou elevar o biótipo do rebanho e garantir aos produtores da região animais de qualidade, com ganhos crescentes de produtividade. 

Em busca de uma pecuária moderna, Hélio Paranaguá liderou uma revolução silenciosa que quebrou paradigmas, mudou conceitos e derrubou tabus. Seu trabalho desbravador foi instrumental para o melhoramento econômico da região sul-piauiense e a inclusão da pecuária daquele Estado no mapa do Zebu brasileiro.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar