Estudantes ocupam reitoria da UFPI durante protesto contra sucateamento

Alunos em protesto entraram no prédio e estão ocupando o local exigindo diálogo com a reitoria

Por Alana Vargas,

Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram uma manifestação e ocuparam a sala da reitoria no campus de Teresina nesta terça-feira (7). Os alunos, munidos de faixas e cartazes, protestam contra o sucateamento da universidade e denunciam descaso da gestão do atual reitor Gildásio Guedes. Estudantes chegaram no local por voltas das 9h da manhã e após algumas horas de manifestação, ocuparam a reitoria.

Foto: ReproduçãoO reitor, Gildasio Guedes, compareceu a reitoria para ouvir reivindicações de alunos
O reitor, Gildasio Guedes, compareceu a reitoria para ouvir reivindicações de alunos

Relatos de presentes indicam que os funcionários de altas funções, incluindo o vice-reitor, Viriato Campelo deixaram o local quando a ocupação iniciou.

Os alunos reclamam dos problemas de infraestrutura recorrentes, como a falta de internet por longos períodos e apontam ainda que parte dos discentes estaria sofrendo perseguição por reclamar das falhas.

Durante ocupação na reitoria, alunos entoam canto para Gildásio: "é o pior gestor do Brasil".

Nos últimos 30 dias, a UFPI enfrentou pelo menos três interrupções totais longas do serviço de internet, uma delas durando uma semana. O problema recorrente levou alunos da residência universitária a reclamarem na reitoria durante uma das interrupções do serviço, que aconteceu durante o feriado do dia do trabalhador (1°) e tinha previsão de durar pelo menos 4 dias. Os estudantes residentes ficam integralmente na universidade e por isso acabam sendo mais afetados pelas faltas de luz, água e internet.

Foto: ReproduçãoEstudantes iniciaram protesto em frente ao prédio, horas depois decidiram ocupar a reitoria
Estudantes iniciaram protesto em frente ao prédio, horas depois decidiram ocupar a reitoria

De acordo com relatos de estudantes, o protesto realizado por estudantes da residência universitária no dia do trabalhador (1), sofreu retaliação de membros de uma das chapas que atualmente concorre à eleição da reitoria. Nota emitida pelo DCE circula nas redes com a denuncia de que o aluno teria sofrido intimidações e ameaça de perder a bolsa e a permanência na universidade. 

Eleição

A UFPI está em processo de eleição para a nova gestão da reitoria. O atual reitor, Gildásio Guedes, não está concorrendo à reeleição, apenas seu vice, Viriato Campelo, participa da chapa 3.
 

Foto: ReproduçãoReivindicações na Ufpi

Cerca de 40 mil eleitores, entre professores, servidores e estudantes, estarão aptos a participar do processo eleitoral.

Nas Universidades Federais do Brasil a seleção dos próximos líderes não segue o padrão de uma eleição direta. O presidente da República é quem faz a escolha, selecionando um dos nomes de uma lista tríplice fornecida pela instituição.

Essa lista é composta através de um processo chamado consulta universitária, onde professores, estudantes e servidores participam votando em seus candidatos favoritos. Cada segmento têm pesos distintos: os estudantes e servidores técnicos contribuem com 15% cada, enquanto os votos dos professores têm um peso maior, representando 70%.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar