Juiz determina que policiais cedidos aos órgãos públicos voltem a atuar nas ruas

Magistrado deu 90 dias para o comando da Polícia militar cumprir com a decisão

Por Adriana Oliveira,

O juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, determinou que 588 policiais militares que se encontram cedidos aos órgãos públicos do Estado retornem imediatamente a atuarem nas ruas. 

O magistrado determinou ainda o prazo de 90 dias para que o comando da polícia militar cumpra com a decisão. 

Policiamento ostensivo( Foto:reprodução internet)

A decisão foi concedida depois de ação popular impetrada contra o Estado do Piauí, ajuizada pelo advogado José Ribamar Coelho Filho.  De acordo com o advogado, os policiais atuando em órgãos públicos estariam indo contra a Constituição. 

Segundo o comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, o comando ainda não foi notificado da decisão judicial, no entanto, para um posicionamento sobre o caso é preciso analisar os órgãos que serão afetados e os policiais que deverão seguir com a determinação. 

Coronel Lindomar Castilho( Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)

“O policial na rua é algo que já vem sendo discutido, mas também é preciso saber de quais órgãos esses policiais irão sair, e quem são eles. Porque têm aqueles órgãos públicos que não podem ficar sem policiamento. Então assim que recebermos a notificação da Justiça vamos analisar tudo isso”, afirma o coronel Lindomar Castilho. 

O comandante da Polícia Militar do Piauí ainda aponta como alternativa convocar os policiais da reserva para a atividade. “Os policiais da reserva têm condições de voltar à ativa, porque PM não se aposenta, ele vai para a reserva, porém ele poder ser convocado e trabalhar novamente”, finaliza. 

Comente

Pequisar