Justiça proíbe transferência do policial que matou o cabo Samuel Borges para o Maranhão

Francisco Ribeiro dos Santos Filho encontra-se preso preventivamente desde o dia 02 de fevereiro de 2019

Por Adriana Oliveira,

O juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos, proibiu a transferência para o estado do Maranhão do soldado Francisco Ribeiro dos Santos Filho, suspeito de assassinar o cabo Samuel de Sousa Borges. Francisco Santos, lotado no 11º Batalhão de Timon, está preso preventivamente na penitenciária Irmão Guido desde o dia 02 de fevereiro. 

A Secretaria de Justiça do Estado do Piauí solicitou que, por questão de segurança, o soldado, fosse transferido para a Penitenciária José Arimatéia Barbosa Leite, em Campo Maior. O magistrado deferiu o pedido e a transferência deve ocorrer nos próximos dias. No entanto, o juiz negou que o suspeito seja transferido para presídios do Maranhão. 

Francisco Ribeiro dos Santos Filho ( Foto: reprodução Whatsapp)

Francisco Ribeiro dos Santos Filho encontra-se preso preventivamente desde o dia 02 de fevereiro de 2019, quando teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva, pela prática do crime de homicídio contra a vítima Samuel de Sousa Borges, Policial Militar do Piauí. 

“Cabe mencionar que a Secretaria de Justiça é responsável por gerir e organizar as unidades prisionais, cabe a ela assegurar a segurança das pessoas privadas da liberdade e fornecer o local adequado para recolhimento e isolamento de cada tipo de detento. Analisando atentamente a recomendação do Diretor da Unidade de Administração Penitenciária, entendo que merece atenção, visto se tratar de situação delicada, pois o crime em comento foi praticado contra Policial Militar do Estado do Piauí e foi praticado em frente ao filho da vítima, menor, fatos estes que geraram grande repercussão social”, diz a sentença. 

Em outro trecho da sentença, o juiz Valdemir Ferreira Santos afirma: “Sendo assim, determino à Secretaria de Justiça do Estado do Piauí que proceda à remoção de Francisco Ribeiro dos Santos Filho da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina/PI, para Penitenciária José Arimatéia Barbosa Leite, em Campo Maior/PI. Devendo este permanecer custodiado na Penitenciária José Arimatéia Barbosa Leite até ulterior deliberação. Entendo que não cabe falar em recambiamento para o Estado do Maranhão, em razão de se tratar de crime cometido no Estado do Piauí e o recambiamento do preso para local diverso dificultaria a própria instrução criminal”. 

Entenda o caso 

Um policial militar de Teresina foi assassinado a tiros, na tarde do dia 1º de fevereiro, ao se envolver em uma discussão com outro policial no bairro Jockey, zona Leste de Teresina.

De acordo com informações repassadas pela polícia, a vítima identificada como cabo Samuel de Sousa Borges estava indo pegar o filho na escola, quando se iniciou a briga com o outro policial. Ele foi alvejado com três tiros na frente do filho de apenas 8 anos na rua Cândido Ferraz, por volta das 13h, próximo ao colégio onde a criança estuda.

Samuel de Sousa Borges(Foto: reprodução redes sociais)

O filho do policial entrou em estado de choque e precisou da ajuda das testemunhas para se acalmar. Logo depois, familiares da vítima chegaram ao local e se deparam com o crime.

O policial que atirou contra Samuel de Sousa atua no 11º Batalhão da Polícia Militar de Timon e foi identificado como Francisco Ribeiro dos Santos Filho. Ele foi abordado por populares e acabou sendo agredido.

Matérias relacionadas

Policial é morto a tiros por outro ao buscar criança em colégio

Policial morto a tiros é homenageado durante solenidade de colação de grau

Delegado diz que policial do Maranhão usava arma irregular

Inquérito mostra que cabo Borges filmou assassino antes de morrer. PM teria feito abordagem

Comente

Pequisar