Justiça marca julgamento de dentista acusada de racismo

Delzuíte Ribeiro de Macêdo foi presa no dia 07 de fevereiro deste ano

Por Adriana Oliveira,

O juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 1ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato, definiu a data da audiência de instrução e julgamento da dentista Delzuíte Ribeiro de Macêdo, acusada de racismo contra uma ex- amiga e uma bebê que na época tinha apenas um mês de idade. O julgamento foi marcado para o dia 28 de fevereiro, às 10h.

"Considerando-se a juntada de atestado médico pelo representante do Ministério Público Estadual, comprovando a impossibilidade do exercício de suas atividades laborais até o dia 14.02.2019, redesigno a audiência de instrução e julgamento para 28/02/2019, às 10:00 horas”, afirma o magistrado no despacho publicado no Diário Oficial da Justiça do dia 14 de fevereiro deste ano. 

Delzuíte Ribeiro Macêdo(Foto: redes sociais)

Delzuíte Ribeiro de Macêdo foi presa no dia 07 de fevereiro deste ano. O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juiz da Comarca de São Raimundo Nonato, Carlos Alberto Bezerra Chagas. A acusada já havia sido presa em 2018, mas foi solta e voltou a ameaçar as vítimas. 

Na decisão, o magistrado determinou que Delzuíte Ribeiro de Macedo fosse presa novamente, já que “a ré realizou ameaças contra a vítima e seus familiares quando já tinha conhecimento da decisão judicial que aplicou as suas referidas medidas".

A dentista permanece presa na Penitenciária Feminina de Teresina.

Entenda o caso

A dentista Delzuíte Ribeiro de Macêdo passou a ser investigada pela Polícia Civil do município de São Raimundo Nonato acusada de racismo em postagens na sua rede social.

Delzuíte Ribeiro escreveu que se sentia agradecida por seu ex-marido ser branco de olhos claros e por ter um filho também com as mesmas características, porém Delzuíte Ribeiro de Macêdo nega que isso seja preconceito, mas apenas um gosto pessoal. 

“E se que não querer misturar o meu sangue for ‘preconceito’ sim eu sou ‘preconceituosa’, mas abraço e beijo meus amigos de outras cores e coloridos. Mas escolhi a dedo com quem me misturar os A+ e O+. Espero que isso seja gosto e não preconceito, né?”, comenta a acusada.

Com as publicações, a polícia recebeu denúncias contra a dentista e abriu um inquérito para investigar o caso. O último relato de racismo foi contra a filha de outra dentista, conhecida de Delzuíte, em que a mulher chegou até a sofrer agressão da acusada. Uma advogada, vítima das agressões também denunciou as ofensas. 

A população de São Raimundo Nonato se mostrou indignada com as declarações de racismo da suspeita, principalmente contra a filha recém-nascida de uma das vítimas.

Comente

Pequisar