Manifestação em defesa da Amazônia acontece neste sábado em Teresina

O protesto acontecerá devido ao aumento das queimadas na região

Por Adriana Oliveira,

Manifestações em todo o país estão sendo organizadas em defesa da Amazônia. Em Teresina, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) e demais ativistas ambientais fazem protesto a partir das 16h deste sábado na Ponte Estaiada. 

O ato será contra o grande incêndio que está destruindo a floresta amazônica. De acordo com dados divulgados pelo INPE, as queimadas aumentaram 82% em toda a área este ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram mais de 70 mil focos de incêndio entre janeiro e agosto no país. O Mato Grosso é o estado que lidera a lista, com mais de 13 mil incêndios.

“Há três semanas, florestas e matas ardem em chamas nos estados do Norte, se estendendo pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incluindo áreas da Amazônia e do Pantanal. O incêndio já atingiu a tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai. A Amazônia é o bioma mais afetado, com pouco mais da metade (52,6%) dos focos, seguida do Cerrado, com 30% dos registros de queimada”, afirma a entidade em post no Instagram. 

Os incêndios em áreas florestais e de lavoura já são 216 mil em todo o país  (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

O movimento está sendo organizado nas redes sociais e acontecerá em vinte cidades do país. Os manifestantes levarão às ruas cartazes e faixas sobre preservação ambiental. 

“Chegou a hora de união de forças, repasse essa mensagem a frente, vamos nos movimentar em diversos pontos do Brasil para defender nossa Fauna e Flora, nosso pulmão, nossa diversidade natural, nossas vidas”, diz a postagem.

Confira as cidades onde acontecerão os protestos: 

Comente

Pequisar