Sagui contaminado com o vírus da raiva é encontrado morto na UFPI

O exame, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, foi divulgado nesta quarta-feira (05)

Por Wanderson Camêlo,

Um sagui (espécie de macaco) foi encontrado morto, nesta semana, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí. De acordo com o exame realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, o animal estava contaminado com o vírus da raiva. A informação foi passada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) ao Portal AZ.

Foto - Divulgação

“A gente trabalha com a Raiva nos herbívoros: vaca, cavalo..., mas, sabendo desse caso específico, e que existem também herbívoros na Universidade, fizemos a comunicação ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade [onde o animal foi encontrado morto], e orientamos que fossem feitas palestras, campanhas de vacinação e atividades de educação sanitária para que a doença não se espalhe”, disse a coordenadora Estadual do Programa de Controle da Raiva, Flávia Barreto.

Flávia Barreto (Foto - Divulgação)

O laudo da morte do sagui foi liberado nesta quarta-feira (05). A agência informou não saber qo dia exato em que o macaco foi encontrado morto.

O relato da morte vem sendo divulgado em grupos de WhatsApp. De acordo com a informação, outros saguis foram encontrados sem vida no campus da Universidade Federal do Piauí e que necropsias apontaram que a doença nos bichos teria motivado as mortes, mas a Adapi nega. “Isso é fake news. Houve apenas um caso isolado”, garantiu Flávia.

Através de sua assessoria de comunicação, a UFPI também frisou que o caso foi isolado. A universidade disse ainda que vai esperar ter acesso ao lado comprobatório da causa da morte para se pronunciar melhor sobre o fato.

A raiva compromete o Sistema Nervoso Central. Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, com 100% de letalidade. A doença pode ser transmitida por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida.

Comente

Pequisar