Casos de grávidas com sífilis congênita aumentam na região de Picos

A doença silenciosa e nem sempre apresenta sintomas

Por Redação do Portal AZ,

O Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis (CTA) de Picos registrou no primeiro semestre de 2018 um aumento nos casos de sífilis  congênita, que é uma doença transmitida da mãe para o seu bebê durante a gravidez. O vírus é detectado por exame de sangue, o VDRL, solicitado na rotina das consultas do pré-natal.

Foto: Reprodução

De acordo com a coordenadora do CTA de Picos, Isabel Fontes, foram registrados dez casos de Sífilis congênita em gestantes. Segundo ela, é uma doença silenciosa, que nem sempre tem sintomas.

“A gestante que tem sífilis ela deve procurar logo um serviço pra fazer o exame e começar o tratamento para que não passe para a criança, porque o número de casos de sífilis congênita tem aumentado”, explica a coordenadora.

Isabel Fontes (Foto: Reprodução/Portal Grande Picos)

A coordenadora ressalta que as pessoas podem procurar o CTA para realização de testes rápidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A avaliação é gratuita, qualquer pessoa pode fazer. É necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação para realizar o exames.

Com informações do Portal Grande Picos 
 

Comente

Pequisar