Gaeco revela que presos na primeira fase da Escamoteamento fizeram delação

A operação de hoje é a terceira fase da Operação Escamoteamento

Por Lucas Sousa,

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Romulo Córdão, informou durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (23), que presos na primeira fase da operação da Escamoteamento, fizeram delação premiada.

Foto: Lucas Sousa / Portal AZ

A operação de hoje é a terceira fase da Operação Escamoteamento. A ação é um desdobramento da investigação iniciada na cidade de Cocal.

A investigação tem como foco o desvio de recursos públicos do município de Buriti dos Lopes, onde algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba no Ceará, juntamente com a participação de agentes públicos desviaram recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016.

Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva,  seis mandados de prisão temporária e 16 buscas e apreensões. Entre os presos está Bernildo Val, ex-prefeito de Buriti dos Lopes. 

Romulo Cordão (Foto: Lucas Sousa / Portal AZ)

Ainda de acordo com o promotor Romulo Cordão, documentos foram apreendidos no celular de uma das investigadas identificada como Ana Carolina Portela Silva, que indicam altas transferências para empresas envolvidas no esquema.

“Encontramos conversas no WhatsApp que revelam transferências e comprovam o envolvimento de agentes públicos que estão presos temporariamente, há muita prova matéria que foi extraída”, disse.

Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

Romulo Cordão informou ainda que apenas um das empresas recebeu do município de Cocal, mais de R$ 8 milhões.

Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ

José Inaldo, auditor de controle externo do TCE, informou que a operação deixou claro a fraude às licitações.

“O nosso papel nessa operação foi a partir dessa integração deixar claro ao judiciário que houve um clara fraude às licitações, esse é o nosso papel constitucional”, afirmou.

Comente

Pequisar