Suspeito de cortar árvores de praça diz que ação foi para "revitalizar o lugar"

Ele contou para a polícia que teria recebido o apoio da vizinhança para o ato

Por Laura Parente,

O suspeito pelo corte das árvores da Praça Gentil Macêdo, no bairro Saci, zona Sul de Teresina, já foi identificado. A delegada Edenilza Viana, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, disse ao Portal AZ que o acusado, que não teve o nome revelado, afirmou que não teria cortado as árvores, e sim que fez o trabalho de poda. Ele revelou ainda que teve apoio da vizinhança para a ação.

“Ele alega na defesa dele que tomou essa inciativa com apoio de vizinhos, mas também não disse o nome desses vizinhos. Ele fala que fez isso para poder revitalizar aquela praça. Ele alega que o que ele fez não foi corte, foi poda, para revitalizar o local que estava sendo frequentado por usuários de drogas”, explica a delegada.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente esteve no local ontem para fazer um levantamento da quantidade e espécies que foram cortadas- Foto: divulgação/ Semam

De acordo com a delegada, a empresa que realizou o corte já está sendo procurada pela polícia. “Nós estamos tentando localizar a empresa que fez o corte das arvores, mas ainda não conseguirmos localizar”, disse.

Segundo a delegada, o homem pode responder pelo crime previsto no Artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais, que consiste em destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia. 

A pena prevista para esse tipo de crime é detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Em caso de crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.

As diligências para o caso continuam com objetivo de identificar se há mais pessoas envolvidas. 

Comente

Pequisar