Conselho destitui João Henrique da presidência nacional do Sebrae

Decisão aconteceu em decorrência de uma manobra do ministro da Economia Paulo Guedes

Por Redação do Portal AZ,

O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) do Sebrae destituiu durante uma reunião na manhã desta quarta-feira (17), o piauiense João Henrique de Almeida Sousa do cargo de presidente do Sebrae Nacional. João Henrique foi eleito em novembro do ano passado e empossado em janeiro para um mandato de quatro anos. 

Foto: Portal AZ

A destituição do piauiense é decorrência de uma manobra do ministro da Economia Paulo Guedes, que contou com o apoio de 11 dos 15 membros do CDN, liderados por Rio de Janeiro e São Paulo, para derrubar João Henrique. O ministro indicou para o comando da entidade o ex-deputado Carlos Melles (DEM-MG). 

Especialistas veem a mudança como uma interferência do Governo Bolsonaro no Sistema S, composto de entidades autônomas como Sesi, Senac e o próprio Sebrae. Paulo Guedes também indicou o novo diretor de Administração e Finanças, Eduardo Diogo. O diretor técnico, Vinícius Lages, também foi destituído. Para o lugar dele, entra Bruno Quick, um técnico do Sebrae. 

João Henrique assumirá, depois do feriado, a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae-DF. A indicação é do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Comente

Pequisar