Caravana Federativa inicia com presença do presidente Lula em Teresina

O presidente irá anunciar investimentos financeiros para o Piauí. O evento reúne cerca de 43 órgãos federais, incluindo 35 ministérios, cinco autarquias e três bancos públicos

Por Rayfran Junior,

A 10ª edição da Caravana Federativa teve início nesta quinta-feira (20) no Centro de Convenções e trouxe uma novidade: a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento reúne cerca de 43 órgãos federais, incluindo 35 ministérios, cinco autarquias e três bancos públicos. Além disso, são realizadas palestras no Cineteatro da Alepi por instituições como Caixa, CGU, Banco do Brasil, e TCU.

Foto: Ricardo Stucker/PRPresidente Lula e a ministra Cida Gonçalves
Presidente Lula e a ministra Cida Gonçalves

Juliana Carneiro, secretária de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, destacou que a presença do presidente Lula tem como objetivo principal trazer melhorias e investimentos financeiros para o estado do Piauí. "A gente está na 10ª Caravana e, em nenhuma delas, o presidente Lula tinha ido ainda. Ele escolheu o Piauí para vir aqui fazer o encerramento. Eu não tenho dúvidas que isso se deve ao carinho que ele tem pelo povo piauiense e é uma forma de retribuir e vir aqui fazer novos anúncios", pontuou.

A ministra Cida Gonçalves, do Ministério das Mulheres, deverá assinar um acordo de cooperação técnica para a implementação de cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas federais. O decreto nº 11.430/23, editado pelo presidente Lula, estabelece que nos contratos de serviços contínuos com mão de obra dedicada da administração pública federal, autarquias e fundações, com um mínimo de 25 colaboradores, seja assegurada a destinação de pelo menos 8% dos postos de trabalho para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O percentual inclui mulheres trans, travestis e outras identidades de gênero feminino, com prioridade para mulheres pretas e pardas.

Será anunciado também o investimento de R$ 1,3 milhão para a construção de duas lavanderias comunitárias nas cidades de Teresina e Parnaíba. As lavanderias serão geridas por mulheres e têm o objetivo de servir como espaços de apoio e empoderamento para aquelas em situação de vulnerabilidade. Em Teresina, a lavanderia ficará na Rua Coelho Rodrigues, no Centro, atendendo oito bairros da região. Em Parnaíba, será localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, também no Centro.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, explicou que além da construção das lavanderias, o projeto inclui a formação de mulheres em áreas como economia feminista, divisão sexual do trabalho, economia solidária, técnicas de lavagem e cuidados com roupas, gestão de negócios e empreendedorismo. Os projetos estão em fase de licitação e têm previsão de entrega apenas para 2025.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar