Teresina recebe ações em alusão ao dia mundial de combate à Tuberculose

Ações acontecem em três pontos de Teresina

Por Redação do Portal AZ,

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em alusão a esta data, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá realizar uma série de ações nesta segunda – feira (25), das 8h às 11h30, para orientar as pessoas sobre os sinais e sintomas da doença. O objetivo também será alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Foto: imagem ilustrativa

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, a ação contará com três equipes distribuídas na cidade, com equipes no Shopping da Cidade; outra na CEASA e uma no mercado do Dirceu. 

“Essas equipes irão distribuir material educativo, bem como explicar sobre a tuberculose, o que é a doença, sintomas, tratamento, prevenção e onde buscar o tratamento”, afirma.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que acomete principalmente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A pessoa infectada tem como principal sintoma a tosse seca ou produtiva. Há outros sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.

Comente

Pequisar