Novos casos de Peste Suína Clássica são registrados no Piauí

Foram encontrados focos da doença em mais dois municípios

Por Wanderson Camêlo,

Subiu para 15 o número de focos de Peste Suína Clássica no Piauí (PSC). Os casos mais recentes, três, foram identificados em Brasileira e na cidade de Milton Brandão. A informação foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), através de nota técnica.

Desde abril deste ano, 15 focos da doença foram identificados no Piauí (Foto: reprodução)

O informativo foi veiculado na tarde desta sexta-feira (21). “Com a intensificação da vigilância em relação à enfermidade, foram realizadas 77 investigações de suspeitas de PSC, das quais 22 foram não fundamentadas e 55 fundamentas. Dentre estas, 39 apresentaram diagnóstico negativo para PSC e uma está aguardando laudo laboratorial”, frisou a Adapi, por meio do Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas, no documento.

No dia 20 do último mês de maio, a ADAPI havia confirmado a descoberta de mais seis focos da Peste Suína. Foram 12 focos contabilizados até o mês passado.

Cidades onde focos da Peste Suína já foram registrados (Foto: reprodução/Adapi)

O órgão já registrou casos da PSC também em Lagoa do Piauí (02 focos), Domingos Mourão (01 foco), Murici dos Portelas (04 focos) e em Cabeceiras do Piauí (05 focos).

Mais de 700 animais que portavam o vírus da PSC foram sacrificados até o momento no Piauí. A maior quantidade de abates de animais doentes, 420, aconteceu na cidade de Lagoa do Piauí, local onde foram registrados os primeiros casos da doença.

Trabalho de coleta de sangue para tentar diagnosticar a existência do vírus da PSC (Foto: divulgação/Adapi)

Os trabalhos de atendimento às notificações da PSC e vigilância estão sendo realizados em todo o estado através das operações determinadas pelo COEZOO (Centro de Operações em Emergência Zoossanitária para Peste Suína Clássica) do Piauí. O telefone para atendimento às notificações é o (086) 98825-5250.

Matérias relacionadas:

Mais de 400 animais foram sacrificados por causa da Peste Suína Clássica

Adapi confirma segundo foco de peste suína em município do Piauí

Governo implanta quartel-general para operações de combate a surte de peste suína

Ministério confirma foco de peste suína em fazenda no interior do Piauí

Adapi desmente investigação sobre foco de Peste Suína em Buriti dos Montes

 

Comente

Pequisar